CONHEÇA NOSSO BLOG
06Nov
8 Exercícios Fundamentais Para Idosos Acamados Agencia Gaya Marketing Digital

8 exercícios fundamentais para idosos acamados

Quando se tem um familiar ou idosos acamados, a tendência é pensar que não existe mais nada a ser feito, além de investir em cuidados que melhorem o desconforto e evitem ferimentos.

Porém, este é um mito que muitas vezes pode prejudicar seu ente querido.

Há muitos profissionais da fisioterapia especializados no tratamento destas pessoas, diminuindo assim os desconfortos causados pelos longos períodos na mesma posição.

Os exercícios são fundamentais para melhorar a qualidade de vida, manter a elasticidade da pele e a força dos músculos, além de melhorar a articulação e facilitar a movimentação, mas lembre-se, é importante não forçar o idoso e respeitar os limites de seu corpo.

Para se ter mais segurança na realização destes exercícios, é importante ter o acompanhamento de um fisioterapeuta ou uma pessoa capacitada.

Exercícios para idosos acamados

Idosos acamados podem e devem realizar alguns exercícios de 2 à 3 vezes ao dia, com alguns minutos de intervalo para descanso entre eles, e o ideal é que estas sessões não ultrapassassem a quantidade de 3 vezes na semana.

Durante os exercícios, é de extrema importância voltar a atenção para a respiração do idoso, uma vez que ela é responsável pela oxigenação do corpo, promovendo a sensação de relaxamento.

Os exercícios mais importantes nestes casos são os voltados para braços, pernas e pés, como por exemplo:

  • Deitado de barriga para cima em um colchonete, mova os tornozelos de um lado para o outro, de cima para baixo, com cuidado e devagar, 3 vezes com cada pé.
  • Ainda deitado de barriga para cima, dobrar e esticar as pernas 3 vezes seguida cada uma. Já com as pernas dobradas, tentar abrir e fechar as pernas, afastando e encostando um joelho no outro.
  • Manter a perna esticada e levantar para cima sem dobrar o joelho, posteriormente abrir e fechar a perna para o lado de fora da cama.

Para os braços, os exercícios são essenciais para a mobilidade e independência do idoso, confira algumas dicas:

  • Levante e abaixe os braços da pessoa, depois abra e feche.
  • Faça movimentos de dobrar e estender os cotovelos, os punhos e depois os dedos.
  • Abrir e fechar os dedos e as mãos.

Quando a pessoa cuidada está com os movimentos limitados ou permanece acamada por longos períodos, é comum que se acumule secreção nos pulmões. Por isso é importante também a realização de exercícios respiratórios, fortalecendo os pulmões e prevenindo a pneumonia.

Confira abaixo alguns exercícios que podem ser realizados em pé, sentado ou deitado, dependendo dos limites e condições físicas do paciente.

  • Puxe o ar pelo nariz e solte pela boca de maneira lenta e prolongada.
  • Puxe o ar pelo nariz enquanto levanta os braços esticados, e solte pela boca abaixando os braços.

Estes são apenas alguns exemplos de exercícios que podem auxiliar no tratamento do seu ente querido.

O ideal é que os exercícios sejam sempre indicados por um fisioterapeuta ou profissional da área, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Caso a pessoa não consiga realizar os movimentos por falta de força nos músculos ou quando há alguma alteração neurológica envolvida, o profissional será de grande importância na realização dos exercícios, tendo em vista que ele sabe o melhor procedimento e a maneira correta de cada movimento.

Quando não fazer os exercícios com a pessoa acamada

Por mais que o exercício aumente a aptidão física e as funções essenciais dos idosos, existem algumas situações em que ele não é indicado.

O ideal é analisar cada paciente em especifico, estar sempre em contato com um profissional e evitar as atividades nestes casos:

  • Após as refeições.
  • Caso tenha tomado algum medicamento que cause sonolência.
  • Em estado febril.
  • Se tiver pressão alta ou desregulada.

Lembre-se que a prioridade é a saúde e a segurança de seu ente querido.

Atualmente os idosos estão cada vez mais preocupados com a saúde. Há uma procura maior por terapias para tratamento e prevenção de doenças, com o objetivo ter uma melhor qualidade de vida.

Portanto os serviços de Home Care oferecem inúmeras possibilidades e diversos profissionais para auxiliar neste processo.

A Saver Home disponibiliza um plano de atendimento personalizado domiciliar, com diversos profissionais especializados que irão garantir toda a atenção que seu ente querido necessita.

Então se você ainda não conhece nosso trabalho ou possui alguma dúvida, não se preocupe, fale conosco agora e conheça tudo o que podemos oferecer para atender sua família.

Link Whatsapp

Compartilhe: