CONHEÇA NOSSO BLOG
25Fev
acompanhamento psicológico para idosos

Acompanhamento psicológico para idosos: conheça a importância

Envelhecer é natural, portanto, cuidar da saúde física e mental também é extremamente importante. Muitos pensam que idosos não possuem mais objetivos na vida a serem alcançados/superados. Desejos, sonhos e vontades. São muitas questões que uma pessoa na terceira idade precisa lidar. Com as alterações físicas, psíquicas, emocionais e sociais da idade, acompanhamento psicológico é indispensável. Neste artigo, conheça a importância da terapia, com o profissional indo até a residência do paciente.

Muitos problemas do cotidiano podem influenciar diretamente a necessidade do acompanhamento psicológico. Com idosos, é comum encontrar quadros de ansiedade, depressão, luto, alcoolismo, sexualidade. Outros problemas relacionado a perdas cognitivas, aposentadoria, anorexia e doenças mais graves. O principal passo é compreender que a pessoa necessita da ajuda de um profissional. A partir daí, é possível reduzir/prevenir problemas psicológicos mais graves. Afinal, ter uma vida digna e saudável é merecimento de todos.

Entenda o acompanhamento psicológico para idosos

necessidade do acompanhamento psicológico para idosos

Envelhecimento

Envelhecer faz parte do processo natural de todas as pessoas. Se desenvolver, enquanto humano, é a cada dia se aproximar da velhice. Essa fase delicada da vida traz muitas mudanças e exige forte adaptação por parte da pessoa. Mudanças orgânicas e físicas, aposentadoria, perdas cognitivas e de papéis sociais. Além, é claro, de processo de luto, relacionamentos conturbados, dependências e etc. São atributos que contribuem para o adoecimento, desenvolvimento de transtornos, vícios e outros problemas.

Outro fator ligado ao envelhecimento é a percepção de que estamos, de fato, nessa condição. A ciência destaca a senescência, que engloba o envelhecimento como um curso natural. Neste, não há necessidade de doenças e outras patologias para apontar o envelhecimento. A senilidade já é a presença dessas patologias. O processo outrora natural, é interrompido por doenças crônicas, degenerativas, demências e etc. Para ambos os casos, o acompanhamento psicológico é altamente necessário.

Sociedade

A forma como a sociedade reage ao envelhecimento próprio e de outras pessoas também influencia na qualidade de vida. Ou a falta dela, claro. Muitos enxergam a velhice como a melhor fase da vida. Outros, como um momento delicado. Ainda, aqueles que ignoram a importância em sociedade de idosos. A autoestima do idoso pode ser diretamente afetada por meio de visões preconceituosas e estereotipadas das pessoas.

Porém, esse contato direto pode surtir bons resultados. Além do acompanhamento psicológico, o idoso pode ganhar apreço e cuidado de pessoas que o cercam. Incentivar a prática de atividades físicas, exercícios para a mente, leitura, entretenimento. Existem várias maneiras da sociedade participar positiva e beneficamente do processo de envelhecimento. Afinal, a estimativa é que o Brasil esteja em quinto lugar no ranking de maiores populações idosas do mundo até 2050.

Psicologia

importância do acompanhamento psicológico para idosos

Para enfrentar os desafios que a velhice traz, nada mais adequado que o acompanhamento psicológico. Todavia, muitos idosos apresentam dificuldades de locomoção. Nesses casos, ou até mesmo àqueles que preferem o ambiente residencial, existe o acompanhamento psicológico na residência. Esse método é igualmente essencial e necessário para o cotidiano da pessoa, além de conseguir se introduzir à realidade.

Conte com a Saver Home. Somos uma empresa de home care no RJ altamente especializada em fornecer acompanhamento psicológico na residência do idoso. Além disso, fornecemos enfermagem domiciliar, cuidado de idosos no rj e muitos outros profissionais. Visite nosso blog para saber mais sobre internação domiciliar, cuidados pós-operatórios e muito mais. Entre em contato e tire suas dúvidas. Prezamos pelo respeito e cuidado a todas as pessoas em qualquer idade.

Compartilhe: