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14Dez
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Alimentação: Cuidados necessários na terceira idade

Manter uma boa alimentação na melhor idade é fundamental para saúde e uma boa qualidade de vida.

Com o avanço da idade, algumas mudanças metabólicas são esperadas e alguns alimentos já não oferecem a nutrição necessária, ocasionando problemas como diabetes e colesterol.

A alimentação é responsável pelo bom funcionamento do nosso organismo e consequentemente um bom envelhecimento, por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar riscos à saúde.

Vale ressaltar que quando se trata de terceira idade, o acompanhamento de um profissional especializado é indispensável, pois somente ele estará apto para desenvolver um plano nutricional ideal para a necessidade de seu ente querido.

Continue a leitura para saber mais.

Controlar o açúcar e o sal

Controlar o consumo de açúcar e sal na terceira idade é uma das medidas mais importantes para evitar algumas enfermidades e manter uma alimentação saudável.

Com o passar dos anos, é natural que o paladar sofra alterações nas percepções de sabores, fazendo com que uma quantidade maior desses alimentos seja utilizada, até mesmo de forma inconsciente.

Uma boa alternativa é utilizar alimentos frescos e naturais para temperar, além de ser mais saudável, deixa a refeição muito mais saborosa e saudável.

Aumente o consumo de Proteínas

A perca muscular durante a velhice é muito comum, por isso é importante uma alimentação rica em proteínas.

Uma boa alimentação, aliada as atividades físicas, evita boa parte das doenças ocasionadas pela idade, portanto siga corretamente as indicações nutricionais de seu médico e consuma proteínas diariamente.

Vale ressaltar que a carne vermelha, por mais que seja rica em proteínas e nutrientes, não é o alimento mais indicado para se ingerir todos os dias. Prefira cortes de frango, preparados sem pele e de forma grelhada.

Evite alimentos enlatados e industrializados

Os alimentos enlatados e industrializados devem ser retirados do cardápio do idoso, visto que possuem grande quantidade de conservantes.

O mesmo vale para guloseimas e doces, pois além de possuírem em sua grande maioria, pouco valor nutricional, compostos artificiais e são ricos em açúcar.

Esses alimentos devem ser evitados, e substituídos por opções mais saudáveis e ricas em vitaminas.

Tome bastante água

Beber água é essencial para a saúde em qualquer fase da vida, porém, durante a terceira idade este hábito deve ser ainda mais frequente, já que após os 60 anos a desidratação é ainda mais frequente.

Os benefícios da água para a saúde são inúmeros, como o bom funcionamento do intestino, melhora da circulação sanguínea e melhora o sistema imunológico. Por isso, é recomendado que seu consumo seja realizado diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades.

Conclusão

Ainda que algumas dicas e cuidados possam ser indicados para a grande maioria das pessoas, ter o acompanhamento de um profissional é fundamental. Se tratando de saúde, cada indivíduo possui sua particularidade que deve ser analisada antes de se privar ou optar por algum alimento.

Além de uma alimentação saudável, rica em nutrientes, a prática regular de exercícios físicos também é fundamental para a terceira idade.

Entre os benefícios dos exercícios, estão a prevenção de doenças, a melhora da força muscular, o aumento da autoestima e a diminuição do isolamento social.

Na Saver Home você encontra uma equipe completa para auxiliar no cuidado com os idosos de sua família, incluindo o serviço de nutrição domiciliar.

O nutricionista domiciliar consiste irá prestar um atendimento completo, avaliando as necessidades alimentares e nutricionais de cada paciente.

Com isso, um plano alimentar individual é elaborado de acordo com as urgências de cada um, melhorando a qualidade de vida e bem estar do seu ente querido.

Além disso, oferecemos outros serviços, como enfermagem domiciliarcuidador de idosossuporte para internação domiciliar e muito mais.

Entre em contato conosco.

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