CONHEÇA NOSSO BLOG
25Fev
alimentos essenciais para idosos

Alimentos essenciais para idosos: você sabe quais são?

O Brasil é um país com muitos idosos, e a tendência é só crescer. Segundo dados recentes, até 2050 a população acima dos 60 anos já estará em 2 bilhões de pessoas. Mas essa já é uma realidade e não podemos esperar muito tempo para trazer conforto e saúde para a vida idosa. Hábitos, costumes e até alimentação sofrem grandes alterações quando atingimos certa idade. Por essa razão, neste artigo você conhecerá quais são os alimentos essenciais para idosos, de uma forma geral.

Ainda em 2030, idosos já estarão em maior quantidade quando comparados a crianças e adolescentes até 14 anos. Por essa razão, o governo já pensa em políticas públicas que preencham as futuras lacunas dessa população. Mas é extremamente importante pensar já na atual parcela dos habitantes que estão na terceira idade.

Uma das melhores formas de proporcionar qualidade de vida a um idoso é investindo em sua alimentação. Com os alimentos essenciais para idosos é possível controlar e prevenir doenças e outras complicações. Diabetes, hipertensão, osteoporose e até câncer entram nessa lista. A seguir, a Saver Home separou a lista de alimentos para dieta de pessoas na terceira idade. Confira!

Conheças os alimentos essenciais para idosos

os alimentos essenciais para idosos

Frutos do mar

Alimentos essenciais para idosos ricos em ômega 3 são importantes para manter saudável a vida de um idoso. Alguns frutos do mar apresentam o benefício. Por exemplo, atum, arenque, cavala, sardinha e salmão são ótimas opções. Aplicável na dieta a fim de prevenir artrites, esteatose, dislipidemias, diabetes. Também funcionam como prevenção ao mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, entre outros.

Carnes

O consumo controlado de carne vermelha agrega zinco ao sistema imunológico. Esse mineral é responsável por favorecer a cicatrização. Todavia, é importante garantir o corte magro para que gorduras não sejam consumidas demasiadamente. Carnes são alimentos essenciais para idosos, e não só para eles. Para toda a população.

Grãos

Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, amaranto, quinua e soja são alimentos essenciais para idosos. Além deles, cereais integrais também podem ser inseridos na dieta. Isso porque esses alimentos apresentam índice elevado de proteínas perfeitas para cozidos e sopas. Para manter massa magra, essas são as melhores opções.

Frutas

Frutas cítricas são ótimas fornecedoras de vitamina C. Frutas e hortaliças podem entrar na dieta do idoso para agregar vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Sucos de cranberry e uva integral são excelentes opções para quem já está na terceira idade. Correr atrás de dos alimentos para melhorar a dieta é indispensável para todos.

Bebidas

Além dos alimentos para idosos citados anteriormente, também é possível mudar as bebidas consumidas. Leite desnatado é rico em cálcio e é benéfico aos ossos, pressão arterial e sistema cardíaco. Além de ser uma fonte excelente de proteínas. Ainda sobre o leite, seus derivados também desnatados são alimentos essenciais para idosos. Além de outras bebidas, como vitaminas, sucos e smoothies de frutas.

Como funciona a dieta para idosos?

como os alimentos essenciais para idosos funcionam?

As dicas de alimentos essenciais para idosos são apenas uma parcela da dieta ideal. Para ter qualidade de vida, nada substitui o acompanhamento de um profissional da área de nutrição. Por isso, conte com a Saver Home. Somos uma empresa de home care no RJ com uma equipe altamente qualificada. Oferecemos enfermagem domiciliar, cuidador de idosos no rj, nutricionistas, psicólogos e muitos benefícios para a vida de quem está na terceira idade. Em nosso blog você confere informações sobre internação domiciliar, cuidados pós-operatórios, dieta enteral e parenteral e muito mais. Entre em contato e conheça melhor nosso trabalho.

Compartilhe: