CONHEÇA NOSSO BLOG
18Jan
Alzheimer Descubra Os Primeiros Sinais Da Doenca Saver Home Agencia Home Care Rio De Janeiro

Alzheimer: Descubra os primeiros sinais da doença

A Doença de Alzheimer é causada pela morte de células cerebrais. Ela se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas como, memória, orientação, atenção e linguagem.

Esta perda acontece por causa de diferentes processos, que levam à redução das sinapses e a morte neuronal.

Com o avanço da doença, outras partes do cérebro podem ser atingidas, interferindo na formação de novas memórias e no processo cognitivo, aumentando a gravidade e alcançando em sua maioria, idosos com idade superior a 65 anos.

Apesar de não possuir cura, o Alzheimer possui tratamento e é muito importante que seja seguido corretamente.

Você já deve ter ouvido sobre esta doença, mas sabe como identificar os primeiros sinais e sintomas? Não se preocupe que vamos te auxiliar.

O que é a Doença de Alzheimer?

Como dito anteriormente, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa a perda das funções cognitivas, como a memória, orientação, atenção e linguagem.

Segundo a ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, porém a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

Isso ocorre porque em muitos casos a doença é confundida como uma condição dos idosos, um declínio relacionado a idade, entretanto o que poucos sabem é que o Alzheimer pode iniciar anos antes dos primeiros sintomas, dificultando o seu tratamento.

Por isso é necessário estar atento a qualquer sinal, pois quanto antes o diagnóstico for realizado, maior a eficácia do tratamento e o retardo dos progressos degenerativos cerebrais.

Principais causas da doença de Alzheimer

De acordo com a Alzheimer’s Drugs Discovery Foundation, existem vários estudos em desenvolvimento que buscam entender as principais causas da doença.

Até o momento, o que se sabe é que muitos fatores contribuem para seu surgimento como:

  • Proteínas danificadas (Amilóide e Tau);
  • Genética (APOE);
  • Falha de energia neural;
  • Neuroinflamação;
  • Doença vascular;

Por esse motivo muitos institutos de pesquisa e empresas farmacêuticas, estão se concentrando em desenvolver tratamentos direcionados para as causas e não para a doença em si.

Quais são os fatores de risco para o Alzheimer?

Dentre todos os fatores de risco responsáveis pelo Alzheimer, a idade ainda é o principal.

Algumas ações associadas ao estilo de vida também podem possuir ligações com a doença Alzheimer e são considerados fatores de risco, mas podem se controlados podem retardar o aparecimento dos sintomas iniciais. São eles:

  • hipertensão;
  • diabetes;
  • obesidade;
  • abuso de álcool;
  • doenças da tireoide;
  • hipertensão arterial sistêmica;
  • tabagismo;
  • sedentarismo;

Muitas vezes mudar o estilo de vida pode prevenir o aparecimento dos primeiros sintomas, entretanto isso não significa que a doença não irá se manifestar. Essas prevenções são para que evite o surgimento precoce e melhore a qualidade de vida de seu ente querido.

É verdade que pessoas com Alzheimer costumam morrer de pneumonia?

Sim! A pneumonia é uma das principais causas de morte em pacientes com doença de Alzheimer.

O primeiro fator se relaciona com a idade, tendo em vista que na maioria das vezes se trata de um paciente idoso.

Normalmente, o sistema imunológico está comprometido, facilitando a ocorrência de infecções, especialmente as respiratórias, como a pneumonia.

É impreterível que esses pacientes estejam bem nutridos seja com o uso de suplementos ou com medidas dietéticas eficazes.

Estar atento a estes agravantes, demonstra a importância dos cuidados gerais, uma vez que as complicações podem ser evitadas na maioria dos casos.

Conclusão

Com o passar dos anos, é natural o idoso apresentar algumas limitações devido a idade, portanto é muito importante o familiar ou o cuidador estar alerta e buscar ajuda profissional.

Respeitar cada situação e identificar os sinais que indicam algum problema mais serio é essencial para a busca de soluções mais acertadas, e evitar agravantes.

Na Saver Home você encontra uma equipe completa para auxiliar no cuidado com os idosos de sua família.

Oferecemos enfermagem domiciliarcuidador de idosossuporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Clique na imagem abaixo e entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

Compartilhe: