CONHEÇA NOSSO BLOG
02Set
idosa com óculos de grau utilizando aplicativos para idosos

Aplicativos para idosos: quais podem auxiliar no bem-estar?

A tecnologia é um recurso que pode ser utilizado para diversas demandas. Ela pode atuar desde uma forma de acesso ao entretenimento até como uma mobilizadora de conhecimento e bem-estar. Nesse sentido, enxergá-la apenas como “vilã’’ não é a melhor opção. Pensando nisso, a Saver Home preparou este artigo para abordar os principais aplicativos para idosos. Continue a leitura e descubra quais são eles!

Conheça os 6 melhores aplicativos para idosos

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2016 apenas 14,9% da população idosa brasileira utilizava a internet. Atualmente, cerca de 55,6% das pessoas que se encontram na terceira idade fazem uso de smartphones. Esse aumento expressivo de porcentagem motivou o debate sobre a inclusão digital e o desenvolvimento de aplicativos para idosos.

Na sequência, separamos os 6 principais aplicativos que auxiliam no bem-estar de membros da terceira idade.

Easy Idoso

O Easy Idoso é um aplicativo indicado para idosos que gostam de diversão. Sua principal proposta é oferecer catálogos de atividades para os idosos e indicar onde existem as principais associações para terceira idade. Contudo, também serve como uma agenda para eventos e localização dos serviços úteis na região. Assim, com o uso do Easy Idoso é possível definir onde é possível encontrar um centro de beleza ou posto médico, por exemplo.

Rádio Saudade

Rádio Saudade é um aplicativo recomendado para quem é fã de música. Ele disponibiliza cerca de 53 estações de rádio que contam com músicas dos anos 50, 60 e 70 para diversos gostos. Ritmos como rock, dance e clássicos são os mais tocados. Dessa maneira, o idoso pode recordar os tempos de juventude.

O diferencial da Rádio Saudade consta no fato do aplicativo permitir que as músicas possam ser baixadas. Portanto, são oferecidas tanto no modo online quanto offline.

Idoso Ativo

Idoso Ativo é o aplicativo ideal para os idosos que precisam de estímulo para a prática de atividades físicas. Esse aplicativo funciona como uma espécie de guia de exercícios que foram elaborados por fisioterapeutas. Com enfoque principal nos membros inferiores, ele atua com recursos para a correção da postura e equilíbrio dos usuários.

Uma característica do Idoso Ativo é que o aplicativo disponibiliza duas fases e muitas categorias. Assim, é possível adaptá-lo de acordo com as condições específicas de cada idoso.

casal de idosos fazendo exercício na praça

iDosos

Dentre os aplicativos para idosos, o iDosos é um dos que têm melhor avaliação. Ele dispõe de recursos que facilitam o aprendizado das funções básicas de um smartphone por meio de tutoriais. Essas são: ligações, acesso à agenda, mensagens e alarmes.

De modo interativo, emojis aparecem na tela e iniciam narrativas acompanhadas por áudio para indicar como as operações devem ser realizadas. Caso o idoso não consiga reproduzir a ação na primeira tentativa, os emojis reiniciam as instruções.

Caixa de Remédios

Caixa de Remédios é um aplicativo fundamental para quem precisa tomar muitos remédios diariamente. Com ele, é possível definir os horários e as datas em que as administrações devem ser realizadas. Desse modo, permite que o usuário possa controlar sua prescrição e possa seguir o que foi orientado pelo médico. Além disso, o aplicativo também contém informações sobre diversos medicamentos.

Lumosity

O último da nossa lista de aplicativos para idosos é o Lumosity. Ele disponibiliza um compilado de jogos divertidos que têm o propósito de servirem como um treinamento cerebral. A ideia é que seja definido um treinamento personalizado para comparar o desempenho do idoso com outras pessoas da mesma idade que também fazem uso do aplicativo. Assim, é possível definir e melhorar as estratégias de jogo desempenhadas, velocidade e precisão.

O Lumosity oferece jogos de desafios, raciocínio crítico, lógica, solução de problemas e muito mais. Vale a pena conferir!

idosa feliz utilizando aplicativos para idosos

Gostou do nosso artigo sobre os aplicativos para idosos? Conheça a Saver Home! Prestamos diversos serviços de assistência para membros da terceira idade. Dentre eles, você encontra cuidador de idosos, terapia funcional domiciliar no RJ e terceirização de enfermagem para empresas. Em nosso blog, já tratamos sobre as vantagens da inclusão digital para idosos, importância do acompanhamento psicológico para idosos e muito mais! Entre em contato conosco!

Compartilhe: