CONHEÇA NOSSO BLOG
25Nov
como preparar ceia de natal sobre diabéticos

Como preparar a ceia de natal para diabéticos do jeito certo

A época de reunir a família em volta da mesa e, para quem acredita, comemorar o aniversário de nascimento de Jesus Cristo é esperada mundialmente! Enfeites pela casa e nas ruas, presentes, décimo terceiro salário e outras atividades são aguardadas no famoso 25 de dezembro. Dentre elas, a grande ceia que é montada! Porém, a fim de cuidar da saúde, ceia de natal para diabéticos deve, sim, ser uma prioridade. Para resolver isso, a Saver Home preparou este artigo com dicas de nutricionistas e, claro, receitas deliciosas! Anote tudo e feliz natal!

Importância da ceia de natal para diabéticos

2019 12 10 Ceia De Natal Para Diabetico Como Fazer

2019 12 10 Ceia De Natal Para Diabetico Como Fazer

A resposta é clara: quem sofre de diabetes, uma doença crônica, precisa seguir uma dieta regrada. Portanto, a ceia de natal para diabéticos elimina alguns alimentos perigosos e os substitui por opções melhores. Além de proporcionar uma noite confortável e saudável para quem sofre da doença, todos acabam aproveitando das vantagens de um cardápio mais leve. A seguir, listamos os alimentos proibidos, como fazer a troca e receitas do que não pode faltar na mesa de Natal.

Quais alimentos são proibidos?

  • Álcool, refrigerantes, sucos industrializados, café com xarope de milho e açúcar refinado;
  • arroz branco, massas em geral, carnes processadas, alimentos em conserva, produtos lácteos;
  • vegetais amiláceos por conta do índice glicêmico como ervilha, milho, batata, vegetais ricos em amido;
  • condimentos artificiais;
  • frutas com teor alto de frutose (melão, pêssego, banana) ou frutas enlatadas e secas.

Dicas rápidas para ceia de natal para diabéticos

  • Arroz branco pode ser substituído por arroz de couve-flor;
  • aposte em proteínas baixas em carboidratos (sementes, nozes, ovos e lentilhas);
  • inclua frango e carne vermelha;
  • receitas com frutas como maçãs e abacates;
  • medir, sempre, o nível de açúcar do diabético duas horas antes do consumo dos alimentos;
  • batata doce, legumes grelhados/assados/cozidos à vapor e couve;
  • peixes e mariscos.

Anote as receitas!

Rabanada

Separe: 1 gema, 3 claras, ½ xícara (chá) de leite desnatado, 4 colheres (sopa) de adoçante dietética em pó, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 colher (sopa) de óleo e 8 fatias grossas de pão específico para rabanada;

Polvilhe: 1 colher (café) de canela em pó, 1 colher (sopa) de adoçante em pó e 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;

Faça: bata a gema e claras de forma ligeira e misture com leite, adoçante próprio para forno e fogão e baunilha. Após, mergulhe as fatias de pão, afogando-o completamente. Separe metade do óleo em uma frigideira e grelhe 4 fatias de pão, cada uma em sua vez, até dourarem os dois lados. Por fim, polvilhe canela misturada com adoçante e o leite em pó.

Lombo

Separe: carne e 1 kg de lombo de porco magro;

No tempero: 2 dentes de alho amassados, 1 xícara (chá) de cerveja preta, 1 colher (chá) de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino e 1 colher (sopa) de farinha de trigo;

No recheio de farofa: 1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de óleo, 2 bananas da terra picadas, 2 xícaras (chá) de farinha de milho, 1 colher (café) de sal e 4 folhas de couve.

Faça: comece abrindo a lateral do lombo até formar uma bolsa – lembre-se de não separar as partes. Misture o tempero sem a farinha em uma bacia e deixe o lombo de molho por uma hora. Para fazer a farofa, refogue a cebola no óleo e acrescente a banana. Assim que começar amaciar, borrife água na farinha de milho e coloque nas bananas. Após mexer, tempere com sal e deixe em reserva. Passada uma hora, retire o lombo e, em sua cavidade, insira folhas de couve escaldadas e farofa por cima. Com palitos, feche o lombo e costure. Para finalizar, insira em uma assadeira e jogue calmamente o tempero e cubra com papel alumínio. Leve ao forno (180ºC) por uma hora. Depois, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais vinte minutos. Para compor o prato, dissolva farinha de trigo em 1 xícara (chá) de água e deixe engrossar na assadeira e coloque sobre o lombo.

Nutrição domiciliar para pacientes com diabetes

Para uma ceia de natal para diabéticos mais adequada, consulte sempre um nutricionista. Exclusivamente para pacientes diabéticos, o serviço de nutricionista domiciliar da Saver Home é altamente indicado. O profissional identifica as urgências e oferece as soluções precisas! Entre em contato conosco e solicite já o orçamento!

Agora que já sabe como montar uma ceia de natal para diabéticos, estenda seu conhecimento com outros artigos do nosso blog. Por lá, já falamos sobre dieta via oral, intolerância alimentar, alimentos essenciais para idosos e muito mais!

Compartilhe: