CONHEÇA NOSSO BLOG
20Mar
combate ao Coronavírus

Soluções e iniciativas no combate ao Coronavírus

O novo Coronavírus, também conhecido como COVID-19, foi descoberto na China em Dezembro de 2019. No fim de fevereiro, foi confirmado o primeiro caso da doença no Brasil, em São Paulo. Desde então, novos casos vêm sendo descobertos pelo país.
Até então, o Rio de Janeiro já registrou duas mortes. Ambas de pessoas consideradas do grupo de risco. Segundo o Ministério da Saúde, já são 621 os casos contabilizados pelo país até hoje (20/03).
A fim de alertar sobre a situação e ajudar no combate ao Coronavírus, a Saver Home preparou o artigo de hoje, com as precauções devidas e as iniciativas da empresa. Confira!

Combate ao Coronavírus: informações úteis

Quem é o grupo de risco?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde categorizaram os grupos considerados de risco na pandemia do Coronavírus. Ou seja, os mais suscetíveis a serem contaminados pela doença e apresentarem complicações. São eles:

  • idosos;
  • diabéticos;
  • hipertensos;
  • pessoas com insuficiência renal crônica;
  • pessoas com doença respiratória crônica;
  • pessoas com doença cardiovascular.

Os idosos apresentam sistema imunológico deficiente, fragilidade pulmonar e nas mucosas, assim como idas mais frequentes aos hospitais. Por isso, é mais difícil para o corpo combater a doença, sendo mais comum o desenvolvimento de um quadro mais grave.

Para os diabéticos, o risco ocorre por conta do excesso de glicose no sangue e o processo inflamatório ativo, que prejudica o sistema imunológico.

Já no caso dos hipertensos, o risco envolve a anulação do efeito dos medicamentos para controle de pressão alta, necrose pulmonar e miocardite.

Pessoas com doenças respiratórias crônicas tendem a ter o sistema imunológico e os pulmões enfraquecidos, assim como acontece com pacientes renais, no caso dos rins, e cardiopatas, no caso do coração. Por isso, estes são considerados o grupo de risco no combate ao Coronavírus.

Apesar disso, é bom reafirmarmos que toda a população pode ser afetada, por isso, todos devem tomar as devidas precauções.

Medidas preventivas

As recomendações de prevenção do Ministério da Saúde e da OMS no combate ao Coronavírus são:

  • higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%;
  • evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
  • evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
  • ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar aglomerações;
  • não compartilhar objetos pessoais.

Como lavar as mãos?

Aprenda como lavar as mãos corretamente, de acordo com as recomendações da Anvisa.

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
  3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
  4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
  7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
  9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  10. Enxágüe as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
  11. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

O Ministério da Saúde disponibilizou um Portal do Coronavírus, onde a população pode se informar sobre a doença e o combate ao COVID-19. Clique no link disponível para acessar.

Iniciativas da Saver Home no combate ao Coronavírus

Nós, da Saver Home Care, lidamos diariamente com pacientes que fazem parte do grupo de risco do COVID-19. Por isso, buscamos iniciativas de combate ao Coronavírus, evitando o contágio e a propagação da doença entre nossos pacientes.

  1. Profissionais com sintomas de gripe e resfriado receberam orientação para que busquem por atendimento médico e fiquem em casa de repouso. Ou seja, se ausentarão do contato com os pacientes. Esses colaboradores estão sendo substituídos por outros temporariamente, pertencentes a uma equipe em stand-by, disponível para cobertura destes casos.
  2. A equipe de enfermagem tem orientado que familiares evitem ao máximo o contato com pacientes, principalmente os idosos. Somente o faça em caso de extrema necessidade. Além disso, foi indicado que os parentes providenciem kit de prevenção de contágio, como: álcool em gel 70%, luvas e máscaras e disponibilize na residência em que o paciente se encontra.
  3. A Saver Home solicitou uma remessa de máscaras N95 (indicadas pelo Ministério da Saúde), para que sejam distribuídas entre clientes e profissionais. Estamos aguardando disponibilidade e entrega.

Vocês não estão sozinhos! Passaremos juntos por essa pandemia protegendo e cuidando daqueles que amamos. Se você ainda não faz parte dos pacientes cuidados pela equipe de profissionais da Saver Home, não se preocupe! Ainda dá tempo de solicitar nossos serviços e proteger sua família.

Disponibilizamos cuidador de idosos, enfermagem domiciliar, além de todo suporte para internação domiciliar. Acesse o link de sua preferência e entre em contato agora mesmo!

Em nosso blog, confira artigos sobre cuidados com pacientes acamados e dieta via oral para pacientes acamados.

Compartilhe: