CONHEÇA NOSSO BLOG
30Jan
Como dar banho em idoso com algodão

Como dar banho em idoso: veja os cuidados necessários!

A higiene pessoal do idoso é primordial para mantê-lo saudável, limpo e relaxado. Apesar de ser fundamental para a vida de pacientes da terceira idade, o banho costuma ser um momento de tensão. Muitos idosos têm dificuldades em realizar a atividade sozinhos e precisam da supervisão de alguém dentro do banheiro. Neste artigo, a Saver Home explica como dar banho em idoso de forma correta mediante alguns cuidados essenciais. Confira!

Veja como dar banho em idoso de forma correta

Como dar banho em idoso? Não precisa ser todo dia

Não é preciso dar banho todo dia

O brasileiro tem uma cultura muito forte de tomar banho diariamente. No entanto, alguns idosos requerem tantos cuidados no momento do banho que torna-se inviável praticá-lo todos os dias. Além disso, pessoas com idade avançada têm a pele muito ressecada, e banhar-se 2 vezes por dia prejudica ainda mais o órgão, causando ferimentos, hematomas e sensibilidade. Portanto, é aconselhável dar banho em idosos dia sim, dia não. Nos demais dias, pode-se aplicar o banho de leito.

Tente não entrar em confronto

Como dar banho em idoso que diz que já tomou banho, sendo que na verdade ela esqueceu que essa prática não aconteceu? Bom, essa situação é corriqueira para pacientes que sofrem de Alzheimer, e requer ainda mais atenção do acompanhante. O ideal é não entrar em confronto com o idoso, e tentar deixar o banho para um outro momento.

Inclua uma música durante o banho

Uma das alternativas para saber como dar banho em idoso é colocar uma música para tocar durante o momento de higiene pessoal. Isso ajuda o paciente a relaxar e facilita a aceitação dele em relação à sua limpeza.

Deixe o paciente o mais independente possível

É muito importante que o idoso tenha sua independência durante o banho, pois faz bem para a sua autoestima. Permita que ele realize pequenas ações por conta própria, como escolher a roupa que vai usar, pegar sua toalha, o sabonete e outros produtos. Sempre com a supervisão de um responsável, obviamente.

Adapte o banheiro adequadamente

Para saber como dar banho em idoso de forma menos complicada, é importante que o banheiro esteja devidamente adaptado. Ou seja, o cômodo deve conter barras de apoio, tapetes antiderrapantes e outros ajustes similares. Assim, é possível prevenir quedas, o que é muito comum de acontecer nessa idade.

Ensine a usar lenço umedecido

Alguns idosos possuem certa dificuldade em se limpar adequadamente após a evacuação. Uma boa dica é ensinar ao paciente como usar o lenço umedecido. Esse produto facilita a higienização e possibilita que o próprio idoso faça sua higiene pessoal.

Feche portas e janelas

Uma última dica sobre como dar banho em idoso é fechar sempre portas e janelas do local em que ele está, seja no banheiro ou no quarto. Pessoas com idade avançada têm imunidade mais baixa e qualquer corrente de ar pode causar gripe, resfriado, pneumonia e outras doenças do gênero. Além disso, manter o ambiente fechado evita que o idoso seja observado por outras pessoas, o que pode lhe causar certo desconforto e constrangimento.

Separe os materiais para o banho

Por fim, faça o checklist dos materiais utilizados para dar banho em idosos:

  • 1 bacia média com 4 litros de água morna;
  • 1 saco plástico grande para cobrir o leito;
  • gazes para limpar os olhos;
  • 2 esponjas macias de banho de cores diferentes;
  • 1 toalha de banho grande;
  • 1 toalha de rosto;
  • sabonete líquido e shampoo, de preferências neutros;
  • roupa de cama limpa e seca;
  • roupa limpa para o paciente vestir após o banho;
  • 1 lençol para cobrir o paciente durante o banho.

Agora que você sabe como dar banho em idoso de forma correta, continue a leitura sobre assuntos correlatos. No blog da Saver Home, agência de cuidador de idosos no RJ, você encontra outros artigos que podem lhe ajudar a cuidar de idosos. Confira:

1- Como aliar a diversão na terceira idade à saúde?
2- Segurança do idoso: quais recursos tecnológicos utilizar?
3- Aplicativos para idosos: quais podem auxiliar no bem-estar?

Se você precisa de uma ajuda profissional, pode contar conosco! A Saver Home é especializada em enfermagem domiciliar para idosos, doentes e pacientes acamados. Entre em contato e veja o que podemos fazer para melhorar a condição de vida de quem você ama!

 

Compartilhe: