CONHEÇA NOSSO BLOG
05Jul
5 crianças com celular de diferentes etnias

Crianças com celular: prós e contras do acesso à tecnologia

De acordo com o sociólogo australiano Mark McCrindle, crianças nascidas a partir de 2010 já fazem parte de uma geração muito mais independente e tecnológica que a geração Z. Ela é conhecida como geração Alpha. Uma característica muito importante desta geração é o acesso constante à tecnologia. Mas quais serão os prós e contras de crianças com celular? Você acredita que ajuda na evolução ou contribui para a perda da infância? Leia nosso artigo e tire suas conclusões.

Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria

A entidade lançou há algum tempo o Manual de Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital. Em grande parte, segue o que é sugerido pela Academia Americana de Pediatria. Mas, para aqueles que ainda usam fraldas, as regras são um pouco mais rigorosas. A recomendação é que crianças menores de 2 anos não tenham acesso equipamentos eletrônicos sem que os pais estejam presentes. Eles acreditam que os riscos são maiores que as vantagens educacionais. Bebês não conseguem associar o que acontece na tela com a realidade. Então precisam ser ensinados para que o conhecimento seja fixado. Ou seja, deixar o celular com a criança para conseguir realizar algumas tarefas de nada adianta se você não ajudá-lo no aprendizado, no caso de ser algo educativo.

Outra recomendação sobre crianças com celular é que um dispositivo eletrônico pessoal nunca seja dado antes dos 12 anos. Até lá, o acesso à internet deve ser feito no celular dos pais. Isso ajuda no controle.

Quais os riscos de crianças com celular?

crianças com celular

1- Falta de empatia e autocontrole para lidar com relacionamentos;
2- sedentarismo;
3- má qualidade de sono;
4- dificuldade de aprendizado;
5- privação de sono;
6- dependência tecnológica.

Obviamente, todos esses malefícios de crianças com celular só acontecem em casos de uso sem supervisão dos pais e de forma exagerada. Mas, o uso moderado e com o intuito certo também pode trazer benefícios. Saiba mais, a seguir.

Benefícios de crianças com celular

homem ensinando menina a mexer no celular

Crianças com celular, geralmente, desenvolvem habilidades precocemente, como tomar decisões e resolver problemas. Além disso, a internet é uma oportunidade aberta para o conhecimento. Para saber de algo hoje em dia, basta pesquisar no Google. Com isso, a criança pode ter acesso a todo tipo de informação. O que ajuda nos trabalhos da escola, quando a tecnologia é utilizada da maneira correta. Pode ser uma grande aliada para melhorar resultados acadêmicos.

Outro benefícios de crianças com celular é o estímulo ao descobrimento e à vontade de aprender. As crianças da geração alpha são muito curiosas e, com isso, buscam a todo momento coisas novas. A facilidade do acesso à informação torna isso possível.

Ou seja, assim como tudo na vida, crianças com celular podem ser permitidas, sem exagero e acompanhamento dos pais. Lembre-se: você é o maior exemplo do seu filho. Então estimule sempre o aprendizado e nunca o vício. Mas, se você está com problemas com seu pequeno por conta do uso desenfreado de tecnologia, que tal contar com um serviço de psicologia domiciliar? A Saver Home pode te ajudar. Trabalhar o lado emocional é fundamental para manutenção de uma vida saudável.
Somos uma agência de home care no RJ que presta serviços de nutrição domiciliar, terapia funcional, fonoaudiologia domiciliar e muito mais! Entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar.

Compartilhe: