CONHEÇA NOSSO BLOG
02Jan
crianças e idosos

Crianças e idosos: veja os benefícios da união

As duas extremidades da vida, a infância e a velhice, são duas fases que exigem cuidados de terceiros. Afinal, além da fase de desenvolvimento da mente e do corpo ser muito delicada, há, também, a fragilidade física. Entretanto, o elo entre crianças e idosos pode ser muito benéfico para os dois lados. Por isso, a Saver Home preparou este artigo exclusivo para você abordando o assunto! Leia com atenção, a seguir!

Entenda a importância do elo entre crianças e idosos

mão de criança e mão de idoso se unindo

A Infância

É comum encontrar nas crianças muita alegria, inocência e energia para todas as peripécias criativas. Como estão no início da vida, o aprendizado inédito diário gera dúvidas sobre assuntos que, para nós, já estão batidos. Para isso, parte dos adultos a paciência e maturidade de acompanhar o desenvolvimento dos pequenos.

A velhice

Processo natural para todos, envelhecer, principalmente nas condições do atual Brasil, traz algumas preocupações burocráticas. Além, é claro, das limitações físicas, fragilidade do corpo e questões mentais que influenciam no emocional. Porém, existem maneiras de ter uma velhice saudável a partir das atividades físicas, alimentação e interação. Por isso, a importância do elo entre crianças e idosos.

Afinal, por que integrar os dois?

Proporcionar encontros entre crianças e idosos gera benefícios aos dois. São duas gerações em contato, ambas com demanda de socialização, aprendizagem e afeto. Os idosos se sentem mais úteis quando conseguem assistir uma criança, além de criar laços afetivos que contribuem para a saúde mental. A seguir, listamos os principais benefícios!

Aprendizagem de todos os lados

Crianças e idosos estão todo o tempo construindo significado e trocando experiências. Por isso, a aprendizagem para a vida é mútua. Entender o processo natural de envelhecer e a fácil adaptação às tendências são pautas constantes entre crianças e idosos, respectivamente. Além disso, há os benefícios físicos, resgate de memórias e histórias e muito mais.

Diálogos e socialização

Essa aprendizagem mútua só é possível com diálogos e socialização entre crianças e idosos. Os pequenos já aprendem a conviver em sociedade, trabalham a timidez e gesticulam melhor seus pensamentos. Já os idosos se sentem desafiados a acompanhar o ritmo da criançada – mesmo que não o façam – e voltam a se sentir socializados. Essa troca evita quadros depressivos e de estresse, além de gerar benefícios diretos à saúde física e mental dos dois.

Desenvolvimento integral

Com a interação entre crianças e idosos, aumenta-se o desenvolvimento da postura autônoma, senso de responsabilidade e todas as habilidades necessárias para um desenvolvimento integral. Isso para os dois lados! É nessa troca de experiências que muitos idosos acabam relembrando de valores que não se recordavam e passam a repensar a vida.

Além da intergeracionalidade, a saúde em primeiro lugar!

A relação de crianças e idosos é importante para ambos. Mas você sabia que existem serviços que acontecem na própria residência do idoso que vai cuidar de sua saúde? A Saver Home oferece os seguintes serviços:

Confira em nosso site todos os serviços e entre já em contato!

Compartilhe: