CONHEÇA NOSSO BLOG
03Mar
cuidados com pacientes acamados

Principais dicas e cuidados com pacientes acamados

Pessoas acamadas tendem a se sentir desconfortáveis emocional e fisicamente, devido ao seu atual estado clínico. Por isso, aqueles que estão ligados diretamente ao paciente podem tomar determinadas atitudes para minimizar o incômodo. Como forma de auxílio, a Saver Home preparou este artigo com dicas e cuidados com pacientes acamados. Confira, a seguir.

Cuidados com pacientes acamados: conheça os principais

veja cuidados com pacientes acamados

1- Peça uma lista de orientações médicas

Antes que o paciente receba a liberação para tratamento em domicílio, é necessário solicitar uma lista de orientações para o médico responsável. Nela, deve estar incluso tudo sobre os cuidados com pacientes acamados que precisarão ser tomados. Caso a família tenha condições financeiras, o ideal é que ocorra um investimento no serviço de enfermagem domiciliar. Assim, você terá a garantia de que a pessoa que você ama está recebendo cuidados especializados.

2- Tenha equipamentos hospitalares necessários

Pacientes acamados necessitam, muitas vezes, de equipamentos especiais para conseguirem residir confortavelmente fora de um hospital. Entre os mais comuns, podemos citar cama hospitalar e balão de oxigênio.

3- Cuidados com a pele

Entre os cuidados com pacientes acamados, o trato com a pele é um dos mais fundamentais. Pelo fato de passarem a maior parte do tempo deitados, é comum o aparecimento de escaras pelo corpo quando a pele não é tratada adequadamente. Elas são comuns em tornozelos, cóccix, escápula e cotovelo. Para evitar tais feridas incômodas, a posição do paciente deve ser mudada a cada duas horas, além do uso de hidratantes. Outra forma preventiva é utilizar o colchão “caixa de ovo” por cima do hospitalar. Ele reduz a pressão contra a pele.

4- Banho de sol

Sempre que possível, é necessário tirar o paciente da cama. O banho de sol ajuda na produção de vitaminas, além de fazer bem para o emocional. Afinal, é bastante incômodo ficar confinado entre 4 paredes todo o tempo. Para isso, na maioria dos casos você precisará do auxílio de uma cadeira de rodas.

5- Ambiente limpo

Por último, mas não menos importante entre os cuidados com pacientes acamados, está a higiene, tanto no ambiente quanto na hora de procedimentos como banho e troca de curativos. É imprescindível que todo o ambiente em que a pessoa se encontra esteja limpo. Afinal, sua saúde já está debilitada e é necessário evitar qualquer tipo de piora.

Gostou das nossas dicas de cuidados com pacientes acamados? Você pode contar com a Saver Home para te ajudar no dia a dia. Somos uma agência de home care no RJ que disponibiliza serviços de cuidador de idosos e suporte para internação domiciliar, além da enfermagem já citada neste artigo. Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ser úteis.

Compartilhe: