CONHEÇA NOSSO BLOG
30Jan
Cuidados com pé diabético em casa

Cuidados com pé diabético para você adotar em casa

O Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos do mundo. Hoje, cerca de 12,5 milhões de brasileiros convivem com a diabetes, que também interfere na saúde de outros órgãos. Os membros inferiores, por exemplo, são um dos mais afetados, principalmente os pés. Logo, é fundamental dar uma atenção especial a essa parte do corpo durante o tratamento. Veja, a seguir, alguns cuidados com pé diabético para você adotar diariamente em casa.

Afinal, o que é pé diabético?

Pessoa com luva realizando os cuidados com pé diabético

O pé diabético é uma complicação da Diabetes Mellitus, doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Ela acontece quando uma ferida ou inflamação se transforma numa úlcera, por causa de um descontrole nos índices de glicemia ou deficiência na circulação do sangue.

Os pés são membros de sustentação para todas as pessoas, mas para os diabéticos eles são ainda mais importantes. Com o agravamento da doença, a sensibilidade dos pés é comprometida e a circulação de sangue torna-se mais difícil. Consequentemente, ocorre o endurecimento das artérias, o que impede que o sangue chegue aos pés. Em casos mais graves, pode acarretar até em uma amputação. Portanto, os cuidados com pé diabético são importantíssimos e não devem ser negligenciados de forma alguma.

Sintomas

  • Formigamentos;
  • dormência;
  • sensação de queimação;
  • perda de sensibilidade;
  • pele seca, escamosa ou brilhante;
  • rachaduras nos calcanhares;
  • câimbras constantes;
  • pontas dos pés roxas;
  • grande peso nos pés;
  • calos em pontos de pressão.

6 principais cuidados com pé diabético em casa

Existe uma forma específica de cuidar do pé diabético em casa. E essas ações são fundamentais para evitar que o problema se agrave e atinja o restante dos membros inferiores. Veja, abaixo, os principais cuidados com pé diabético e proteja-se!

1- Faça uma inspeção diária nos pés

Um dos cuidados com pé diabético diz respeito à prevenção do problema. É importante examinar e observar os membros inferiores com atenção em busca de ferimentos. Com ajuda de um espelho, verifique se há manchas escuras ou vermelhas, feridas, inflamações ou alguma outra deformação. A qualquer sinal desses sintomas, procure imediatamente um médico.

2- Lave e seque os pés corretamente

Lavar e secar os pés regularmente é essencial para mantê-los saudáveis. Para isso, comece lavando os pés somente com água morna e sabonete neutro. Seque bem o vão dos dedos, que é a área onde surgem as frieiras. Por fim, passe um hidratante nos pés, mas evite passá-lo entre os dedos, na sola ou nas feridas.

3- Atente-se à temperatura da água

Ainda falando sobre higienização, saiba que um dos principais cuidados com pé diabético é não usar água acima de 37ºC. Utilizar uma temperatura inadequada para limpeza dos pés pode causar queimaduras à pele.

4- Não ande descalço

É totalmente desaconselhável que pessoas portadoras de diabetes andem descalças, de chinelo ou com algum outro calçado aberto. Os pés expostos ficam mais suscetíveis a contrair infecções ou feridas que, posteriormente, podem agravar a doença.

5- Use meias e calçados adequados

Quem sofre de pé diabético deve usar meias claras, sem costura ou com a costura para fora. Além disso, as meias não devem ser apertadas, nem mesmo acima dos joelhos. É indicado o uso de calçados confortáveis do tamanho certo, nem grandes, nem pequenos. Evite calçados com costuras irregulares ou reentrâncias. Esses são cuidados com pé diabético essenciais para evitar pressão inadequada sobre os membros.

6- Peça ajuda para cortar as unhas

Para cortar as unhas, peça ajuda profissional de um enfermeiro ou podólogo. Caso note algum calo ou calosidade, não trate sozinho. Busque orientação de um profissional de saúde. O mesmo vale para o aparecimento de bolhas, cortes ou feridas. Não perca tempo! Vá imediatamente a uma unidade de saúde para obter o tratamento adequado.

Se você precisa de cuidados com pé diabético e não tem condições de fazê-los sozinho, conte com os serviços da Saver Home. Somos uma empresa especializada em prestar serviços de assistência contínua em domicílio a pacientes acamados ou doentes. Temos os melhores profissionais do segmento home care, incluindo enfermagem domiciliar, cuidador de idosos e suporte para internação domiciliar. Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe: