CONHEÇA NOSSO BLOG
25Jan
cuidados pós-operatórios

Conheça a importância dos cuidados pós-operatórios

Tão essencial quanto uma cirurgia bem executada é uma boa recuperação no período pós-operatório. Por ser um momento delicado, o paciente precisa muito da ajuda dos enfermeiros, exigindo cuidados pós-operatórios profissionais.

Tendo em vista que cada organismo e cirurgia exige procedimentos diferentes, é preciso entender bem sobre os cuidados pós-operatórios e como o sistema imunológico enfraquece nessa época, aumentando os riscos de infecção. Para entender mais sobre, continue lendo este artigo da Saver Home Care.

Conheça os principais cuidados pós-operatório

 

Os cuidados pós-operatórios baseiam no auxílio em necessidades básicas do paciente, como na hora do banho. O enfermeiro possui a responsabilidade de administrar os medicamentos e de acompanhar em qualquer reação distinta.

A temperatura e a pressão arterial do paciente devem ser monitoradas corretamente, tal como outros sinais vitais. Além disso, soro, sondas e drenos também necessitam de auxílio e observação integral.

O enfermeiro também deve atentar-se aos estados de sonolência ou reações adversas decorrentes da cirurgia. Também é responsável por garantir a segurança do paciente antes de retirar dos pontos.

É preciso, ainda, assegurar que todos os medicamentos prescritos também precisam ser tomados nos horários corretos e o tempo de repouso deve ser rigorosamente seguido.

Alimentação no pós-operatório

 

A alimentação está incluída nos cuidados pós-operatórios. Os alimentos devem ser de fácil digestão e em pequenas quantidades. Além disso, deve conter poucas fibras para diminuir o volume de fezes, diminuindo o esforço do paciente evacuar.

Após a cirurgia, a primeira refeição deve ser líquida, pois, devido a anestesia, o paciente pode estar enjoado. Já sobre a hidratação, a água é essencial no tratamento. É preciso evitar frituras, alimentos gordurosos, carnes suínas e doces, por exemplo. Dessa forma, a recuperação se torna mais rápida. Além disso, deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas e fumar.

Em algumas cirurgias, o médico pode recomendar que o indivíduo tenha uma dieta específica durante a recuperação ou até durante a vida toda, por isso, nestes casos é fundamental consultar um nutricionista. Em alguns casos é recomendada a dieta líquida ou pastosa.

Por que os cuidados pós-operatórios são tão importantes?

 

Após uma cirurgia, o paciente fica vulnerável e com seu sistema imunológico mais baixo. Por isso, é preciso atentar-se para que não haja infecções, complicações, queloides, trombose, entre outros problemas.

Os cuidados pós-operatórios são essenciais, inclusive, para tranquilizar o emocional do paciente, que colabora para uma recuperação tranquila e saudável. Todos os profissionais encaminhados para realizar os atendimentos são supervisionados por gestores de equipe, designados a realizar a orientação, controle e monitoria.

A Enfermagem Domiciliar ou Internação Domiciliar oferece atendimento exclusivo por profissionais da saúde para pacientes de baixa ou média complexidade. E, para isso, você pode contar com a Saver Home Care.

Além da avaliação constante pela equipe de enfermagem, podem ser designados profissionais da saúde para otimizar o atendimento, como fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Entre em contato conosco e saiba mais como a Saver Home Care pode te ajudar!

 

Compartilhe: