CONHEÇA NOSSO BLOG
26Nov
Festas E Ferias Conheca As Opcoes Para Os Idosos No Final De Ano Agencia Marketing Digital Gaya Performance

Festas e férias- conheça as opções para os idosos no final de ano

Final de ano normalmente é uma época bastante corrida para as famílias, principalmente as que possuem idosos.

O planejamento das ceias de Natal e de Ano Novo, a compra de presentes, alterações nos horários de trabalho, confraternizações e viagem das férias, demandam muito tempo, organização e cuidado.

As agendas de Final de Ano são sempre lotadas, e ainda é preciso incluir a responsabilidade pelos idosos da família nesta lista.

As intensidades das tarefas acabam provocando ausência ou ainda existem algumas situações na qual os idosos não podem ou não querem participar, então neste caso, é necessário avaliar algumas opções que priorizem a saúde e o bem-estar do seu ente querido.

O que fazer?

O final de ano nos coloca diante de alguns impasses com relação aos idosos, e é necessário resolver o mais rápido possível para que tudo esteja alinhado com antecedência e não cause dores de cabeça.

Alguns questionamentos são levantados neste período, como:

A família toda vai viajar, incluindo os idosos? Vai viajar sem o idoso? Não irá viajar, mas também não sabe como incluir o idoso? O idoso não quer ou não pode participar das festividades com a família?

Estes e muitos outros questionamentos acabam causando aflição nos familiares, mas nós podemos ajudar a decidir qual a melhor opção para o seu ente querido. Continue a leitura.

Quais as opções para os idosos no final de ano?

Quando vemos que nosso familiar idoso chega a um ponto crítico de cuidados, é o momento em que mais ficamos em dúvida: afinal, como cuidar dessa pessoa, quais as melhores opções e o que é mais importante na hora de decidir?

Com o final do ano, isso acaba sendo ainda mais burocrático e difícil, tendo em vista que todos estão com muitos afazeres e planos, como férias, viagens e passeios. Portanto, separamos algumas opções para te ajudar a decidir o melhor para o seu familiar.

  • Cuidado direto pela família

Dependendo do planejamento que você possui para o seu final de ano, é possível que o cuidado seja realizado pelo próprio familiar.

Na grande maioria das vezes, estar perto da família é excelente para o bem estar da pessoa idosa. Ter por perto aqueles que te amam e que compartilharam bons momentos durante toda a vida é uma grande fonte de estímulo e de segurança emocional para pessoas em condição especial.

Contudo é importante avaliar a condição deste idoso, pois as vezes ele pode necessitar cuidados específicos ou possuir alguma enfermidade que necessite um profissional especializado, além também de analisar a disponibilidade do familiar, pois sabemos o quanto este cuidado demanda tempo e responsabilidade.

  • Contratação direta de cuidadores pela família

Cuidar de uma pessoa idosa exige bastante experiência e cautela, portanto muitas vezes a melhor opção é a contratação de uma pessoa especializada neste tipo de serviço.

A grande vantagem é poder ter um controle maior de quais serviços e funções o cuidador irá exercer, desenvolvendo uma rotina específica para a necessidade de seu ente querido.

Porém apesar deste tipo de serviço ser muito útil, ele exige alguns planejamentos, principalmente para lidar com imprevistos, que são muito comuns nesta época de final de ano.

  • Contratação de uma empresa de Home Care

Esta é a melhor opção e é a garantia de não ser deixado na mão.

As empresas especializadas neste tipo de serviço, contam com profissionais altamente treinados e capacitados, além de uma equipe multidisciplinar que irá atender todas as necessidades do seu ente querido.

Para o paciente, é benéfico se recuperar com uma equipe especializada em um ambiente familiar, confortável, sem riscos de infecções hospitalares e longe da rotina tumultuada do local.

Até porque a reabilitação em casa ocorre com mais segurança e de maneira mais eficiente, pois o cuidado é individual, humanizado e regido pelas necessidades, rotina e limites do paciente.

Vou viajar, e agora?

Caso o seu plano de final de ano envolva viajar em família, saiba que é possível com idosos, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados, além de se analisar se realmente esta é a melhor opção para o seu familiar.

Muitas vezes o fato de querermos incluir nosso ente querido nos planos de final de ano, nem sempre é o mais seguro e confortável para ele.

É muito importante avaliar cada caso e acima de tudo levar em conta a opinião do idoso, pois as vezes eles não querem ou não gostam de sair do conforto do lar.

Após isso teremos duas situações:

  • O idoso irá junto
  • O idoso ficará em casa

Na primeira opção, todo o planejamento de viagem deve ser alterado para a rotina e necessidade do idoso.

Os passeios devem ser reformulados, os locais de visita, os horários das refeições, de dormir, e dos medicamentos. Tudo deve ser muito bem organizado e seguido à risca para não prejudicar a rotina de seu ente querido.

Ainda nesta opção, é possível a contratação de um acompanhante de viagem, que irá auxiliar nestas atividades, ajudando e muito nos cuidados e rotinas.

A segunda opção é onde o idoso fica em casa, ou por vontade ou por necessidade.

Neste caso, ficar sozinho não é nunca uma opção, então é preciso lançar mão de planejamentos e alternativas para garantir o bem-estar e a segurança de quem fica, assim como da tranquilidade de quem viaja.

A melhor opção, sem dúvidas, é contratar um cuidador de idosos Home Care.

O cuidador irá prestar todo o suporte necessário para que o idoso se sinta o mais acolhido e confortável possível, além de ser uma pessoa especializada neste serviço.

Mas lembre-se: A demanda deste tipo de serviço, é ainda mais alta no final do ano, portanto tenha em mente que a contratação e planejamento deve ser realizado antecipadamente, caso contrário isso pode colocar em risco seus planos de viagem.

Conclusão

Muitas vezes as necessidades e tarefas do dia a dia nos impedem de estar sempre presentes. Isso fica ainda mais difícil com as responsabilidades e atividades extras do final do ano.

Portanto, é necessário avaliar o melhor para seu ente querido, e colocar as necessidades dele como prioridade.

Na grande maioria das vezes, contratar uma equipe especializada para este tipo de função é o melhor a ser feito, tendo em vista que seu familiar terá toda dedicação necessária e você poderá realizar suas atividades e demais planejamentos sem preocupações.

Se você procura por serviços de Home Care no RJ, conte com a Saver Home!

Oferecemos enfermagem domiciliar, cuidador de idosos, suporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

 

 

Compartilhe: