CONHEÇA NOSSO BLOG
08Dez
Idosos Na Direcao Ate Que Idade E Seguro Dirigir Saver Home Agencia Home Care Rio De Janeiro

Idosos na direção: até que idade é seguro dirigir?

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, a idade mínima exigida é de 18 anos, entretanto para parar de dirigir não existe idade limite, apenas exige-se que após os 65 anos a carteira seja renovada a cada 3 anos.

O envelhecimento não necessariamente afeta a capacidade de condução dos veículos, entretanto dirigir requer integridade das habilidades físicas, cognitivas, comportamentais e sensório-perceptivas, que normalmente decaem com a idade.

Condições físicas e emocionais são fundamentais

Para muitos, dirigir representa liberdade e independência, porém vale lembrar que a direção não é tão simples quanto parece.

Com o avanço da idade, as fragilidades naturais do envelhecimento vão aparecendo, portanto, se certificar de algumas funções relacionadas a saúde é fundamental, como:

  • Função sensório perceptiva

É responsável pelos estímulos visuais e auditivos. Permite que o idoso perceba o entorno e os sons a sua volta.

  • Função cognitiva

Processa e avalia os estímulos, exigindo uma resposta rápida, para que uma ação seja realizada de forma eficaz.

  • Função motora

Caracteriza-se pela capacidade de controlar um conjunto de atividades de movimento de certos segmentos do corpo, com emprego de força mínima, a fim de atingir uma resposta precisa à tarefa.

Estas são as principais funções a serem analisadas, procurando sempre equilibrar a segurança no trânsito com a autonomia do idoso.

Boas práticas garantem a segurança do idoso

Mesmo com as adversidades da idade, o idoso não precisa se aposentar da direção, muito pelo contrário, dirigir é muito benéfico e o torna-o mais motivado e integrado à sociedade.

Para que esta prática seja realizada de forma saudável, alguns cuidados devem ser tomados, como fazer exames regularmente, praticar exercícios e optar por modelos com direção e câmbio automático.

Outra importante recomendação é que o idoso saiba identificar os próprios limites e tome a decisão de parar de dirigir quando não se sentir mais apto.

Em idade mais avançada, os reflexos diminuem e os problemas na visão são mais frequentes, além de outras possíveis enfermidades que o idoso pode apresentar.

A questão de largar o volante deve ser responsável, pensando na própria segurança e também na segurança daqueles que estão ao redor.

A família deve intervir?

Muitas vezes a intervenção familiar tente a gerar discussões, pois o idoso entende a proibição como perca de privacidade e independência.

Saber que eles não podem mais contar com o automóvel, para ir e vir, por sua conta própria, pode mexer muito com o psicológico e a auto estima. Portanto é preciso tratar deste assunto com muita cautela e diálogo, mostrando ao idoso o quanto esta atividade pode ser perigosa.

Com a idade, obviamente algumas tarefas ficam mais limitadas, mas com um pouquinho de criatividade e apoio da família a solução pode ser encontrada.

Conclusão

Este momento não é fácil nem para o idoso, nem para a família, mas para a saúde e bem de todos, é necessário.

Contar com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados, como psicólogos, pode auxiliar neste momento.

Na Saver Home você encontra uma equipe completa para auxiliar seu ente querido nas tarefas do dia a dia, e até mesmo com as enfermidades que ele possui.

Oferecemos enfermagem domiciliarcuidador de idosossuporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

Compartilhe: