CONHEÇA NOSSO BLOG
02Dez
Jogos Aprenda A Estimular O Cerebro Do Idoso Agencia Marketing Digital Gaya Performance 1

Jogos: aprenda a estimular o cérebro do idoso

Com a chegada da terceira idade, é comum que a capacidade cognitiva que desenvolvemos ao longo da vida comece a dar sinais de declínio. Portanto, assim como as crianças em processo de aprendizado, é comum que alguns jogos e brincadeiras sejam utilizados para manter o cérebro do idoso ativo.

Os jogos não são considerados apenas entretenimento, pois ajudam a exercitar o cérebro, potencializam a aprendizagem e mantem determinadas habilidades, como a memória, sempre em forma.

Sendo assim, neste artigo, mostraremos a importância dos jogos para a terceira idade, além sugerir algumas alternativas interessantes para estimular o cérebro do seu ente querido.

Acompanhe a leitura!

Entenda a importância dos jogos para idosos

Assim como os exercícios físicos, alguns jogos estimulam as atividades cerebrais, já que demandam raciocínio, memória e outras habilidades.

Por conta da idade, é normal que o idoso apresente dificuldades para realizar determinadas tarefas do dia a dia, como tomar banho, regar as plantas ou pagar uma conta. Esta situação pode desencadear desânimo, tristeza e em casos mais graves a depressão.

Outra vantagem dos jogos, é que alguns precisam ser jogados com mais de uma pessoa, estimulando a interação social, imprescindível para manter a saúde emocional do idoso.

Conheça algumas opções de jogos para idosos

Nem todos os jogos são indicados ou auxiliarão o idoso neste processo de estímulo cerebral. Portanto é válido analisar quais as melhores opções e como cada um poderá contribuir para este desenvolvimento.

Lembrando, que com a tecnologia atual, muitos destes jogos estão disponíveis de forma online e gratuita, facilitando a aquisição e ensinando algo novo através desta nova plataforma.

  • Jogo da memória

Como o próprio nome já diz, este jogo é excelente para estimular a memória do seu ente querido. Ele exige que a pessoa exercite o raciocínio a fim de identificar as peças iguais. Portanto, ao longo da atividade, o cérebro irá funcionar como uma bateria, armazenando as informações.

  • Xadrez

O xadrez é uma outra opção para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico do idoso.

O fato dele ser jogado em dupla, proporciona momentos de descontração e interação.

O jogo auxilia na tomada de decisões, encontrando soluções e estratégias que auxiliarão nas atividades do dia a dia.

  • Bingo

O bingo é um jogo bastante conhecido, ainda maispela terceira idade, pois por mais que pareça simples, ele é um excelente estímulo mental, já que desenvolve a coordenação motora e a atenção.

Além disso, o bingo proporciona um excelente momento de convívio social, pois são realizados em meio a grupos, com pessoas normalmente conhecidas que jogam junto.

  • Palavras cruzadas

As palavras cruzadas são excelentes para estimular o raciocínio, visto que forçam o idoso a relembrar os conhecimentos adquiridos durante a vida, além de abranger diversos temas.

Por isto, este jogo é excelente para manter o cérebro sempre exercitado, prevenindo doenças mais sérias como o Alzheimer.

  • Sudoku

O sudoku pode parecer uma opção complicada, mas também traz benefícios interessantes para a fase idosa.

Esse é um dos tipos de jogos mais indicados para a terceira idade, pois exercita a memória, o raciocínio lógico e a memória visual. Outra vantagem, é a convivência com os números, que são importantes para outras tarefas cotidianas.

  • Dominó

Este é provavelmente uns dos jogos favoritos dos idosos.

Além de ser uma atividade lúdica e divertida, ele auxilia na tomada de decisões, tendo em vista que para finalizar as peças é necessário encaixá-las no momento certo durante a partida.

Conclusão

Lembre-se sempre de escolher os jogos que mais agradem o seu familiar idoso. Afinal, bem estar e motivação são importantíssimos para realização de toda e qualquer atividade.

Vale lembrar também, que o nível de complexidade do jogo vai depender da capacidade cognitiva de cada um.

Para manter o cérebro de seu familiar saudável, as combinações de vários outros hábitos são necessários.

Noites de sono bem dormidas, prática de atividades físicas, realização de visitas médicas e exames frequentes, e se for o caso, até mesmo um cuidador ou acompanhante especializado, são hábitos indispensáveis no desenvolvimento e bem estar do seu familiar.

A Saver Home

Somos uma agência de home care no Rio de Janeiro que busca ser referência no mercado, oferecendo serviços de qualidade onde e quando você precisar.

Para nós, cada paciente é único e merece atenção especial em relação às suas necessidades.

Por isso, contar com profissionais treinados e atenciosos para atender o seu familiar com toda a dedicação necessária, irá auxiliá-lo no desenvolvimento e a ter uma melhor qualidade de vida.

Se você procura por serviços de Home Care no RJ, conte com a Saver Home!

Oferecemos enfermagem domiciliarcuidador de idosos, suporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Também oferecemos suporte para empresas e condições especiais para o tratamento do seu ente querido.

Entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

 

Compartilhe: