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28Jan
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Longevidade: 5 cuidados para preservar a saúde do idoso

Como muitas pessoas ainda se questionam, é possível sim viver com saúde na terceira idade.

Com o passar do tempo o corpo passa por mudanças, e assim acontece o processo natural do envelhecimento.

Mas isso não quer dizer que essa fase da vida será sofrida e dolorosa.

Com os cuidados adequados esse momento poderá ser considerado a “melhor idade” e ainda prolongar a estimativa de vida do seu ente amado.

Mas como fazer isso?

Separamos algumas dicas para que o seu ente querido tenha uma ótima saúde, prolongando ainda mais sua vida.

1- Alimentação:

Uma alimentação adequada é ideal para ter uma vida saudável.

Uma dieta rica em nutrientes pode combater o envelhecimento precoce.

Com as alterações fisiológicas próprias da idade, a alimentação deve ser diferenciada.

Recomenda-se diminuir açúcar, o sal e também alimentos ricos em gorduras saturadas.

Vale investir em alimentos como grãos, frutas, verduras, legumes entre outros ricos em vitaminas.

A alimentação correta ajuda a prevenir futuras doenças.

2- Exercícios:

A perda de massa muscular é um processo natural que começa na idade adulta —após os 50 anos, estima-se que entre 1% e 2% de massa magra seja perdida anualmente.

Entre os fatores que podem acelerar o fenômeno estão sedentarismo, dieta pobre em proteínas, doenças crônicas e hospitalização.

Os exercícios são fundamentais para o equilíbrio e movimento, o que deixa o idoso menos propenso a quedas, fraturas e outros traumas físicos.

Ajudam também na circulação sanguínea, a regular o nível de glicose no sangue e temperatura corporal entre outros benefícios.

3- Evitar estresse:

Ter uma rotina agitada, cheia de compromissos e reponsabilidades, uma hora acaba sendo bem estressante.

E com isso entre outros problemas, ocorrem os desgastes emocionais que desencadeiam problemas capazes de causar ou acelerar a morte e antecipar o envelhecimento.

Ambientes estressantes contribuem para o surgimento de diversas doenças, inclusive psiquiátricas, enfraquecimento do sistema imunológico e alterações no sono e na memória.

4- Socialização:

Segundo Estudo de Desenvolvimento Adulto, realizado desde 1938 pela Universidade Harvard (EUA) e, atualmente, dirigido pelo psiquiatra Robert Waldinger, pessoas que interagem frequentemente com a família, os amigos e a comunidade são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais tempo do que as que têm menos ligações.

Já pessoas que vivem isoladas tem a propensão de serem menos felizes, têm a saúde e função cerebral diminuídas mais cedo.

Um estudo da Universidade Brigham Young (EUA) apontou que o isolamento social e a solidão estão associados a um aumento de 30% no risco de morte prematura.

Ter contato com amigos, familiares e conhecidos promove uma rotina mais saudável.

Podendo até prevenir doenças psiquiátricas, como depressão e contribuindo para a melhoria a memória.

Para melhorar a qualidade de vida do idoso é essencial que ele tenha uma rotina saudável, e terá futuros resultados positivos.

Caso o idoso não tenha mais condições físicas o ideal é ter um profissional que possa auxiliá-lo como suporte.

Na Saver Home você encontra uma equipe completa para auxiliar no cuidado com os idosos de sua família.

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