CONHEÇA NOSSO BLOG
15Dez
Musicoterapia Beneficios Da Musica Para Os Idosos (2)

Musicoterapia- Benefícios da música para os idosos

A música traz inúmeros benefícios, não somente para os idosos, mas também para os familiares e cuidadores.

Segundo a União Brasileira das Associações de Musicoterapia, este campo estuda os efeitos da música e a utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o musicoterapeuta e as pessoas assistidas.

Normalmente, pessoas idosas costumam apresentar mais dificuldades para realizar algumas atividades, e é aí que a música pode ajudar, e estes benefícios podem ser conferidos tanto no corpo, como na mente.

Confira alguns benefícios da música para a terceira idade.

Libera endorfina

Ao escutar uma música que gostamos, o corpo libera endorfina que é responsável pela sensação de felicidade.

Portanto, ouvir música faz com que nosso corpo produza este hormônio, causando bem estar e bom humor não só em idosos, mas em pessoas de todas as idades.

Protege o cérebro

Com o avanço da idade, o cérebro vai se atrofiando e consequentemente a memória já não é mais a mesma. Entretanto a convivência com a música, seja tocando um instrumento, praticando dança, ou apenas apreciando em momentos de descanso, ajudam a manter o cérebro mais saudável.

Estes estímulos musicais auxiliam no desenvolvimento de novas terminações nervosas, podendo ate prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

Reduz as dores no corpo

Quando o idoso está com alguma dor pelo corpo, relaxar ao som de algo que ele goste, pode ajudar a desviar o foco da dor.

Para os que dançam, o movimento e o estímulo muscular atrofias e consequentemente incômodos.

Portanto a música é indispensável no tratamento do seu ente querido.

Auxiliam na socialização

Algumas limitações surgem com o avanço da idade, fazendo com que não seja possível realizar algumas atividades que antes eram feitas normalmente. Esta nova condição faz com que o idoso se isole socialmente.

Neste caso, a música é excelente, pois é um bom motivo para iniciar conversas em rodas de pessoas, ou até mesmo aproveitando os gostos em comum nos momentos em família.

Outra vantagem é que o idoso pode aproveitar para ingressar em atividades musicais da terceira idade, como grupos de dança e bailes, onde o principal objetivo é a socialização.

Conclusão

A música é um excelente instrumento no resgate de memórias e evocação de sentimentos. Seja ouvindo, produzindo ou reproduzindo canções, a música é extremamente benéfica para todas as idades, principalmente para os idosos.

Portanto, incluir as músicas favoritas do seu ente querido nas atividades que ele realiza no dia a dia, auxiliam para um bom tratamento, independente da enfermidade que ele possui.

Vale ressaltar que este tipo de atividade é um apoio aos tratamentos médicos e não deve substituído de forma alguma o que foi indicado por um especialista.

A música deve ser um bônus no tratamento de seu ente querido, pois como visto nesta publicação, ela só traz benefícios.

Entretanto, vale levar em consideração o que seu familiar deseja, e optar por horários que o som não cause desconforto aos demais moradores.

A Saver Home

Somos uma agência de home care no Rio de Janeiro que busca ser referência no mercado, oferecendo serviços de qualidade onde e quando você precisar.

Para nós, cada paciente é único e merece atenção especial em relação às suas necessidades.

Por isso, contar com profissionais treinados e atenciosos para atender o seu familiar com toda a dedicação necessária, irá auxiliá-lo no desenvolvimento e a ter uma melhor qualidade de vida.

Se você procura por serviços de Home Care no RJ, conte com a Saver Home!

Oferecemos enfermagem domiciliarcuidador de idosos, suporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Também oferecemos suporte para empresas e condições especiais para o tratamento do seu ente querido.

Entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

Compartilhe: