CONHEÇA NOSSO BLOG
05Jul
mulher praticando crossfit após saber o que é crossfit

Descubra o que é crossfit e como ele se tornou tendência

O crossfit se tornou moda entre pessoas de todas as idades de alguns anos para cá. Mas, você já se perguntou o que é crossfit realmente ou como essa modalidade esportiva surgiu? O crossfit foi criado nos anos 2000, pelo ex ginasta Greg Glassman, diagnosticado com poliomielite ainda na infância.

Na ginástica ele encontrou uma maneira de ganhar força e condicionamento físico. Depois disso, se tornou amante de esportes. Apesar de ter passado por diversas academias ao longo da vida, não achava que tais exercícios apresentavam resultados. Por isso, ele desenvolveu uma série específica. Uma combinação de barra e halteres, com levantamento de peso, ginástica, bicicleta e corridas. Essa junção é o que, hoje, conhecemos como crossfit. Se interessou em conhecer mais sobre a modalidade? Então continue conosco.

Você sabe o que é crossfit?

mulher praticando crossfit com cordas

Agora que já entendemos como o crossfit surgiu, é preciso que saibamos definir o que é crossfit. Quem é praticante do esporte costuma dizer que o crossfit é um estilo de vida. Não é à toa que são conhecidos como “crossfiteiros”. A prática foi criada com base em três pilares: exercícios de alta intensidade, exercícios funcionais e exercícios constantemente variados.
Para quem não consegue se adaptar à rotina de musculação, o crossfit é um treinamento ideal. Uma vez que não tem uma rotina repetitiva. Os movimentos são sempre variados. Além disso, pode ser praticado por qualquer pessoa. A intensidade dos exercícios é adaptada de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Por que o crossfit se tornou tendência?

De acordo com um estudo brasileiro publicado no National Center for Biotechnology Information (NCBI) a maioria das pessoas definiu a melhora no condicionamento físico como o principal motivo para praticar crossfit. A pesquisa entrevistou 622 pessoas. Apenas 34,6% consideraram a estética como fator dominante para querer saber o que é crossfit e praticar o esporte.

Benefícios da modalidade

dois homens praticando crossfit na barra

Bem, agora que já entendemos o que é crossfit e o porquê de as pessoas se apaixonarem pela modalidade esportiva, que tal descobrirmos alguns benefícios que a prática pode trazer para o organismo humano? Listamos, a seguir:

  • reduz o estresse;
  • define e tonifica a musculatura corporal;
  • diminui a gordura e aumenta massa magra;
  • previne lesões, quando praticado de forma correta;
  • melhora auto estima;
  • consegue preparar até atletas fisicamente.
  • é acessível para qualquer pessoa.

O que difere crossfit e treinamento funcional?

Quando a gente não sabe o que é crossfit, é comum confundirmos a modalidade com o treinamento funcional. Até porque, o crossfit é uma modalidade funcional. Por isso, é bom lembrarmos: apesar de todo treino de crossfit ser funcional, nem todo treino funcional é crossfit. Para que seja considerado crossfit, o treino precisa ter exercícios de alta intensidade e uma variação constante. E isso não acontece em todos os treinos funcionais.

Eu consigo emagrecer com crossfit?

Obviamente, assim como a prática de qualquer exercício físico, o crossfit ajuda no emagrecimento. Ainda tem como diferencial o ritmo mais intenso, que acelera ainda mais o metabolismo humano. Apesar disso, para um emagrecimento saudável não basta apenas se exercitar. É preciso de acompanhamento nutricional e orientações médicas para que a junção de esporte e dieta seja equilibrada.

Para isso, conte com o serviço de nutrição domiciliar da Saver Home. Um atendimento completo para avaliar suas necessidades nutricionais, com elaboração de um plano alimentar individualizado. Se interessou? Em nosso blog você também encontra artigo sobre intolerância alimentar e como se adaptar a ela. Somos uma empresa de home care e enfermagem domiciliar no RJ, mas você encontra diversas outras modalidades de serviço em nosso site. Entre agora mesmo em contato conosco e saiba o que podemos lhe oferecer.

Compartilhe: