CONHEÇA NOSSO BLOG
16Mar
o que é oxigenoterapia

O que é oxigenoterapia e para quem é indicada?

Oxigenoterapia é um tratamento que se propõe a manter a taxa de oxigenação no sangue acima de 90%, porcentagem ideal para a saúde. Ou seja, a principal proposta é garantir que a saturação deste gás esteja de acordo com o recomendado para o bom desempenho do organismo. À vista disso, torna-se tão importante falar sobre o que é oxigenoterapia e para quem é recomendada. Continue a leitura para descobrir mais sobre este recurso terapêutico.

Afinal, o que é oxigenoterapia?

Como foi falado anteriormente, a oxigenoterapia se trata de um método aplicado para garantir que a saturação do oxigênio no sangue não fique abaixo do limite mínimo. De tal maneira, ela atua como auxiliar no tratamento de uma série de doenças respiratórias, em que existe a dificuldade de manter as trocas gasosas funcionando perfeitamente. Por essa razão, a oxigenoterapia pode ser desenvolvida a partir de uma série de tipos, cada um destinado a uma necessidade específica.

Quem pode indicá-la?

Vale ressaltar que os profissionais responsáveis por indicá-la são clínico geral e pneumologista. Estes deverão submeter o paciente aos exames de gasometria arterial e oximetria do pulso. A partir disso, farão a observação do nível de saturação de oxigênio. Vale ressaltar que, para ser indicada como normal, não deve estar inferior a 90%.

Para quem é recomendada?

Depois de já ter conhecido o que é oxigenoterapia, é fundamental saber que ela é recomendada para pacientes que possuem alguma condição que viabilize a perda de porcentagem de oxigênio no sangue. Portanto, os casos em que o recurso terapêutico é recomendado são:

Portanto, qualquer paciente que apresente um ou mais casos dentre os listados acima poderão ser conduzidos ao tratamento de oxigenoterapia.

Contudo, a aplicação também pode ser recomendada às pessoas que já obtiveram diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e angina. A explicação é bem simples: a oferta de oxigênio reduz a possibilidade de hipóxia. Deste modo, contribui para que o sangue não seja interrompido no trajeto até os alvéolos, que ficam no pulmão. Em virtude dessas questões, conhecer o que é oxigenoterapia torna-se tão importante.

Quais são os tipos de oxigenoterapia?

O especialista deverá recomendar o tipo de oxigenoterapia de acordo com o nível de desconforto apresentado pelo paciente. Visto isso, quando o assunto é o que é oxigenoterapia, não se deve pensar que todos os recursos se aplicam a todos os pacientes com dificuldade respiratória.

Listamos os 3 mais comuns:

  • sistema de baixo fluxo: o paciente pode fazer uso de catéter nasal, cânula nasal, máscara facial, máscara com reservatório ou máscara de traqueostomia;
  • sistema de alto fluxo: máscara de Venturi é compreendida como a representação mais comum deste método;
  • ventilação não invasiva: consiste em um suporte que facilita a obtenção de oxigênio por meio da pressão positiva. Desta forma, a técnica tem a possibilidade de ser orientada por enfermeiros e fisioterapeutas.

Escolha a Saver Home!

Gostou do artigo sobre o que é oxigenoterapia? A Saver Home é uma empresa que disponibiliza serviço de home care no Rio de Janeiro! Para nós, toda pessoa é única e, por isso, deve ser tratada com respeito e atenção às necessidades que apresenta. Contamos com profissionais especializados em fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia funcional e psicologia. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos serviços que como eles podem te ajudar!

Em nosso blog, veja os últimos artigos que produzimos:

Compartilhe: