CONHEÇA NOSSO BLOG
15Dez
Pets E Idosos

Pets e Idosos: Confira os benefícios dessa amizade

Muitos estudos já comprovaram que pets trazem inúmeros benefícios para as pessoas. Entretanto, na terceira idade as vantagens são ainda maiores.

O dia a dia da pessoa idosa normalmente não possui tantas atividades, eles já não se sentem mais tão motivados a fazer exercícios, cuidar da casa. Além de ser bastante comum o sentimento de solidão, já que normalmente eles não sustentam vínculos sociais.

Portanto adquirir pets pode despertar o sentimento de responsabilidade, além do carinho e da companhia serem excelentes remédios para combater estas situações negativas.

Continue a leitura e conheça mais benefícios que estes amigos podem trazer.

Ótima companhia

Os idosos precisam de segurança e afeto, condições que podem ser proporcionadas por um animal de estimação.

Especialistas indicam que os bichinhos também podem diminuir a solidão, ajudar a reduzir o estresse e motivam a prática de exercícios ou brincadeiras, auxiliando não somente no físico, mas também no psicológico.

Aumentam a interação social

Cachorros, gatos ou outros bichinhos, instantaneamente “quebram o gelo” entre duas pessoas, despertando a interação.

É fato que que as pessoas respondem muito melhor visualmente e verbalmente a alguém que caminha ou está com um animal de estimação.

Sendo assim, os pets motivam a comunicação, sendo excelente para a saúde emocional e cognitiva do seu ente querido.

Outra vantagem é que muitas pessoas gostam de contar histórias sobre seus pets, sendo um ótimo ponto de partida para diálogos.

Eles possuem um “efeito calmante”

Os animais oferecem conforto e baixam o nível de ansiedade.

Passar um tempo com os pets, brincando o fazendo carinho, podem aumentar os níveis de serotonina e dopamina, estimulando o relaxamento.

Eles proporcionam um ambiente mais aconchegante

Especialmente em casas de repouso para idosos, os animais têm o poder de criar um ambiente mais caseiro.

Sendo assim, mesmo que um idoso não tenha condições de criar um pet, é interessante buscar oportunidades para gastar um tempinho com animais, como visitando abrigos ou feiras.

Muitas vezes o bichinho remete ao idoso, lembranças especiais e sensações do passado, ainda mais se ele possuía um bichinho no passado.

Qual animal escolher?

Embora as vantagens de ter um pet para seu ente querido sejam muitas, também é necessário avaliar alguns detalhes.

Antes de acolher um animal de estimação na família, é preciso analisar algumas questões, como:

  • Já tiveram um animal de estimação antes?

Se a pessoa idosa já teve um animal de estimação antes, melhor. Porém isso não significa que idosos que nunca tiveram um bichinho não possam ter, apenas precisam de compromisso e cuidados maiores, já que são inexperientes.

  • O idoso tem alguma deficiência ou limitação?

Alguns animais são excelentes para estimular os idosos a realizarem exercícios, porém isso pode ser um desafio grande quando seu ente possui mobilidade limitada.

Portanto neste caso, animais como gatos e pássaros, que não demandam passeios diariamente, são os mais indicados.

  • Qual a idade do animal?

Um filhote necessita cuidados intensivos, além de serem necessários alguns treinamentos. Por outro lado, animais muito idosos podem possuir algumas limitações ou doenças, exigindo cuidados especiais também.

  • Tenha um plano se algo acontecer

É necessário se preparar para o inesperado.

Se o idoso precisar ficar hospitalizado, ir para uma casa de repouso ou até mesmo falecer, o que aconteceria com o pet? É importante tem um plano B para o bichinho, para que ele não fique sem um lar e sem cuidados.

Conclusão

Como vimos, idosos e animais representam a combinação perfeita para a prevenção de doenças, e também aumentam a expectativa de vida.

Porém, é sempre bom lembrar que a convivência com bichos de estimação faz bem à saúde em todos os períodos da vida, mas exige cuidados.

Avalie as condições de seu ente querido, e analise qual o melhor pet para auxiliar no bem estar e cuidados que ele precisa.

A Saver Home

Somos uma agência de home care no Rio de Janeiro que busca ser referência no mercado, oferecendo serviços de qualidade onde e quando você precisar.

Para nós, cada paciente é único e merece atenção especial em relação às suas necessidades.

Por isso, contar com profissionais treinados e atenciosos para atender o seu familiar com toda a dedicação necessária, irá auxiliá-lo no desenvolvimento e a ter uma melhor qualidade de vida.

Se você procura por serviços de Home Care no RJ, conte com a Saver Home!

Oferecemos enfermagem domiciliarcuidador de idosos, suporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Também oferecemos suporte para empresas e condições especiais para o tratamento do seu ente querido.

Entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

Compartilhe: