CONHEÇA NOSSO BLOG
28Out
imagem com diversos alimentos que ajudam na prevenção de doenças crônicas

10 alimentos que ajudam na prevenção de doenças crônicas

Uma alimentação equilibrada é sinônimo de qualidade de vida. Refeições balanceadas e ricas em nutrientes podem auxiliar na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, pressão alta, obesidade e cardiovasculares. Inclusive, 70% das causas de morte no Brasil estão diretamente relacionadas a essas enfermidades. Portanto, se proteger é fundamental. Veja, a seguir, 10 alimentos indispensáveis para inserir na sua dieta. Previna-se!

Alimentos ideais para prevenção de doenças crônicas

pote de cheio de aveia com colher com aveia

1- Aveia

A aveia é um cereal rico em proteínas, potássio, ômega 3 e fibras solúveis do tipo beta-glucana. Essas últimas possuem efeito de redução de absorção de colesterol. Desse modo, esse alimento atua na limpeza das artérias e no controle dos níveis de colesterol no sangue. Portanto, é eficaz na prevenção de doenças crônicas, principalmente quando se trata de problemas do coração.

2- Frutas vermelhas

As frutas de coloração avermelhada possuem funções incríveis. Elas são fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e selênio. Além disso, são ricas em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Logo, ajudam na prevenção de doenças crônicas, como câncer e Alzheimer, e reduzem o envelhecimento celular.

3- Chia

As sementes de chia contêm ômega 3, conjunto de ácidos graxos capazes de proteger o coração e fortalecer o sistema neurológico. Ademais, são ricas em fibras e ajudam no funcionamento do intestino.

4- Vegetais verde-escuros

As folhas de coloração verde-escura, como brócolis, couve e rúcula, são alimentos ricos em compostos antioxidantes. Esses elementos retardam o envelhecimento e o aparecimento de doenças, além de melhorar o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol. Por fim, também possuem alto teor de vitaminas, ácido fólico, ferro, fibras e magnésio.

5- Cacau em pó

A matéria-prima do chocolate também faz parte da lista de alimentos que ajudam na prevenção de doenças crônicas! O cacau em pó é rico em vitaminas C e E, fibras e minerais. Por ser antioxidante, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, garantindo maior saúde cardiovascular. Aliás, o alimento ainda previne o envelhecimento precoce, regula a flora intestinal e reduz a pressão arterial.

6- Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é fonte de gorduras insaturadas, conteúdo lipídico benéfico para o organismo. As sementes da castanheira do Pará protegem o coração, ajudam a combater o câncer e reduzem o teor de colesterol.

7- Pão de forma integral

Esse alimento é ideal para diabéticos ou pessoas com resistências à insulina (pré-diabetes). Isso se deve ao fato de que o pão de forma integral é rico em fibras e ajuda a controlar o açúcar no sangue. Além, é claro, de aumentar a sensação de saciedade e melhorar a função intestinal.

8- Cúrcuma

Também conhecido como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um condimento rico em compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória. Seus benefícios incluem controle do peso corporal e prevenção de doenças crônicas, como cardiovasculares e câncer.

9- Batata doce

Esse alimento é fonte de fibras e de vitaminas A e C. Portanto, controla a sensação de saciedade e melhora o sistema imunológico. Por oferecer carboidrato de alta qualidade, mantém uma quantidade ideal de açúcar no sangue. Assim, é eficaz na prevenção de doenças crônicas relacionadas ao coração.

10- Água de coco

Apesar de ser uma bebida, a água de coco não poderia ficar de fora da nossa lista! O suco natural é rico em muitos nutrientes, como potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo e vitamina C. Atua no bom funcionamento do intestino e do metabolismo alimentar, além de repor substâncias nutricionais perdidas durante a transpiração.

Gostou do nosso artigo? Então, fique por dentro das últimas novidades do blog da Saver Home! Confira 5 exercícios para memória que são indispensáveis, importância do profissional de enfermagem nas empresas, como funciona a dieta via oral para pacientes acamados e alimentos essenciais para idosos.

Compartilhe: