CONHEÇA NOSSO BLOG
09Dez
Saude Mental Conheca Os Principais Sinais De Alerta Na Terceira Idade Saver Home Agencia Home Care Rio De Janeiro

Saúde mental: Conheça os principais sinais de alerta na terceira idade

Muitas vezes deixada de lado, a saúde mental dos idosos é fundamental para a manutenção da saúde global do indivíduo.

Segundo dados do Ministério da saúde, em 2016 o Brasil tinha a quinta maior população idosa do mundo, e estima-se que até 2030, o número de idosos ultrapasse o total de crianças de 0 a 14 anos.

Diante destes dados, saber cuidar da saúde mental do seu ente querido é primordial para o bem estar dele e de todos em sua volta, até porque na terceira idade a perda de autonomia, a solidão, e outras limitações, interferem negativamente no psicológico do idoso.

Pensando nisso, separamos alguns sinais que sugerem a necessidade de atenção à saúde mental dos idosos da sua família.  Continue a leitura.

Principais impactos na saúde mental de idosos

Ninguém estava preparado para a pandemia do novo coronavírus.

Ela se espalhou pelo mundo e trouxe consequências inesperadas, exigindo algumas medidas e muitas habilidades para contorná-las.

O constante medo de ser contaminado, afeta a estabilidade mental de pessoas de todas as idades, mas na terceira idade estes impactos são muito maiores.

Os protocolos de isolamento precisaram ser seguidos à risca, principalmente pelo grupo de risco, onde se incluem os idosos. Entretanto o confinamento em casa nem sempre significa tranquilidade, bem-estar e boa saúde mental.

Logo, e necessário um cuidado maior com os idosos, pois todos os acontecimentos afetaram diretamente a estabilidade mental e emocional, deixando-os muito mais vulneráveis a outras doenças.

Saiba identificar os sinais

A maioria dos idosos possui um perfil mais recluso, e normalmente não gostam de sair de casa, entretanto, ao contrário do que a maioria pensa, este comportamento não se encaixa no normal de envelhecimento.

O idoso contemporâneo apresenta um novo perfil: Ativo e saudável. Portanto, ainda que o avanço da idade, cause algumas delimitações, o ideal é buscar medidas de prevenção e cuidados com a saúde, a fim de tornar o envelhecimento mais saudável.

A identificação de problemas que afetam a saúde mental do idoso requer avaliação médica, pois um profissional sabe diagnosticar e adotar a conduta mais adequada para resolver o problema.

Porém o cuidador ou os familiares podem identificar alguns sinais que indicam anormalidade, observe:

  • Choro constante e tristeza profunda, sem motivo.
  • Negligência com higiene pessoal.
  • Irritabilidade e queixas sem motivo.
  • Mania de doenças sem causa aparente.
  • Mau humor e atitudes grosseiras.

Aprenda a cuidar da saúde mental dos idosos

  • Desenvolva uma rotina saudável:

Estabelecer uma rotina saudável, com atividades periódicas alegres e harmônicas, auxiliam nos impactos do avanço da idade, e consequentemente na saúde mental.

Descubra os hobbies de seu ente querido, o tipo de música e filme que mais o agrada, e planeje momentos agradáveis junto ao seu familiar.

  • Incentive o idoso com atividades que ele gosta

Fortaleça os laços familiares realizando atividades em conjunto, como jogos de tabuleiros, cartas e até mesmo pequenos passeios. O importante neste caso é a construção de hábitos que influenciem positivamente e auxilie na saúde mental e emocional de seu ente querido.

  • Seja um bom ouvinte

Procure ser um bom ouvinte e dar atenção ao idoso.

Hoje em dia, com a tecnologia, mesmo distante é possível manter contato diariamente e com bastante frequência, basta trocar mensagens sempre que possível e realizar chamadas de vídeos.

Outra possibilidade é a reunião familiar, criando uma atmosfera mais positiva para o idoso. Tais ações são imprescindíveis à melhoria da autoestima na idade avançada.

Saiba quando procurar ajuda

Com o passar dos anos, é natural o idoso apresentar algumas limitações e alterações comportamentais típicas da idade.

Neste caso, cabe ao familiar ou o cuidador ficar alerta e perceber o momento de se buscar ajuda profissional.

Respeitar cada situação e identificar os sinais que indicam problemas com a saúde mental é essencial para a busca de soluções mais acertadas.

Considerando os impactos do isolamento social, esse é um momento propício à busca de alternativas para aliviar os sintomas do confinamento e tornar essa fase mais leve tanto para as pessoas na terceira idade quanto para os seus familiares.

Outra opção neste caso, é contar com um cuidador de idosos.

O cuidador irá auxiliar seu ente querido nas atividades do dia a dia, sendo um suporte primordial para o bem estar dele e sua tranquilidade.

Na Saver Home você encontra uma equipe completa para auxiliar no cuidado com os idosos de sua família.

Oferecemos enfermagem domiciliarcuidador de idosossuporte para internação domiciliar e muitos outros serviços.

Entre em contato conosco para saber mais.

Link Whatsapp

Compartilhe: