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13Jan
saúde mental do idoso

Guia para cuidar corretamente da saúde mental do idoso

Falar sobre corpo e mente, ainda mais nos dias de hoje, é um assunto recorrente nas rodas de conversas, programas de TV, consultórios, etc. Quando se trata da saúde mental do idoso, a preocupação aumenta! Neste artigo, a Saver Home separou os aspectos mais importantes sobre o tema. Lembre-se: debater cada tópico é extremamente importante para cuidar corretamente do idoso próximo a você. Acompanhe a leitura seguinte!

Qual é a importância da saúde mental do idoso em dia?

grupo de idosos felizes e sorridentes

O idoso traz com ele muitas mudanças em seu emocional e condição física. Para lidar saudavelmente com esse processo natural, o primeiro passo é entender a existência e importância da saúde mental do idoso. Com ela em dia, muitas doenças crônicas podem ser evitadas, a qualidade de vida do idoso melhora e, claro, todos ao redor sentem a diferença. A seguir, você conhecerá os fatores de risco que são comuns quando a saúde (mental e física) do idoso não recebe cuidados. Após, atente-se às demais dicas!

Fatores de risco na terceira idade

  • Diminuição ou perda das funções sociais e da autonomia;
  • isolamento social;
  • ansiedade, bipolaridade, depressão, demências, esquizofrenias;
  • alzheimer, transtornos mentais, delírios, demência vascular;
  • diminuição ou perda das capacidades cognitivas;
  • utilização demasiada de álcool e outras substâncias;
  • outros comprometimentos graves à saúde.

A autonomia do idoso no Brasil

A população idosa mundial aumenta consideravelmente, e isso gera preocupações econômicas e sociais, principalmente no Brasil. Por aqui, além do alto índice de doenças, existem a falta de acessibilidade, má administração política de serviços e direitos, discriminação, humilhações, etc. O processo natural de envelhecimento traz com ele limitações psicofísicas e alterações neurológicas. Por isso, em prol da extensão da autonomia do idoso, a psicologia, juntamente com parentes ligados diretamente, devem valorizar e cuidar da saúde mental do idoso.

Dicas práticas para cuidar da saúde mental do idoso!

Atividades

Nunca é tarde para conhecer e praticar novas atividades. Com mais tempo livre, o idoso pode amenizar os pontos negativos do envelhecimento. Além de substituí-los por não só atividades físicas para exercitar o corpo, como de aprendizado e lazer. Aprender um novo idioma, artesanato, jogos de mesa, etc. São práticas que colocam o cérebro para funcionar e colaboram para a saúde mental do idoso.

Conectividade

Se isolar da sociedade é um perigo, principalmente para a saúde mental do idoso. Para resolver isso, é indicado interagir com a tecnologia, manter o contato com amigos e familiares, fortalecer laços e, claro, descobrir novas amizades. Essa atitude contribui para melhorias do psicológico.

Qualidade do sono

Tirar uma excelente noite de sono, em geral, é uma dica para todas as idades. Porém, quando se é idoso, qualidade e quantidade de sono influenciam diretamente na saúde física e mental. Algumas doenças podem ser geradas em casos de uma noite de sono problemática ou curta demais.

Alimentação

A Saver Home já preparou um artigo sobre alimentos essenciais para idosos. Por lá, você confere os tipos de carnes, frutas, grãos, frutos do mar e até bebidas que são indicadas para terceira idade. Manter uma alimentação saudável, além de contribuir na prevenção contra doenças, ajuda a manter a saúde mental do idoso.

Serviços de home care são importantíssimos nessa hora!

A Saver Home oferece serviços diretamente em casa. Prezando, assim, pela saúde mental do idoso e acompanhamento especializado para manter bem-estar, conforto e saúde! Os principais serviços são o suporte para internação domiciliar, visita médica, cuidador de idosos e muito mais. Entre já em contato!

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