CONHEÇA NOSSO BLOG
03Mar
tipos de cadeiras de rodas

Tipos de cadeiras de rodas: como escolher a melhor?

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,2% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Neste percentual, 1,3% tem algum tipo de deficiência física, e quase metade desse total (46,8%) possui um grau intenso ou muito intenso de limitações. Para auxiliar na mobilidade da população representada no estudo acima, a cadeira de rodas é um item fundamental. Mas, entre os tipos de cadeiras de rodas, como saber qual a ideal?
Para lhe ajudar nessa missão, a Prevcenter preparou o artigo de hoje. Continue a leitura!

Tipos de cadeiras de rodas disponíveis no mercado

Escolher entre os tipos de cadeiras de rodas

1- Cadeira simples manual

Entre os tipos de cadeiras de rodas, o simples manual é ideal para aquelas pessoas que buscam por um preço mais acessível. Afinal, é um modelo mais simplificado e que não oferece muitas opções de ajuste e variedade de acessórios.

É recomendada para casos mais simples, como idosos que têm dificuldade para andar, pessoas recém operadas e outras situações em que o uso da cadeira é temporário.

2- Cadeira dobrável em X

Também é um modelo mais simplificado bastante encontrado no mercado. A diferença é que ela oferece mais opções de montagem, tamanho, medidas e cores do que o modelo acima. Além disso, é mais confortável que os tipos de cadeiras de rodas simples. Afinal, recebe estofados e almofadas em sua estrutura.

Esse modelo, como o nome já sugere, pode ser dobrado em X por ser constituído de duas laterais, unidas com tubos que formam uma sustentação no formato da letra.

3- Cadeira monobloco

Não, não é a cadeira para quem pretende pular o bloco de carnaval. Ela é conhecida com esse nome por ter fechamento em L. Ou seja, quando dobrada, o encosto fica sobre o assento. Um dos seus principais benefícios é o peso, bem inferior aos outros tipos de cadeiras de rodas.

4- Cadeira de rodas motorizada

As cadeiras de rodas motorizadas podem ser conduzidas pelo próprio usuário, por meio de um sistema integrado. São ideais para pessoas ativas, com habilidade motora nas mãos e nível de compreensão elevado.

Os principais casos do uso da cadeira motorizada são: pacientes com pouca força nos braços, vítimas de AVC, resistência respiratória baixa, distrofia muscular e esclerose múltipla, por exemplo.

5- Cadeira com elevação automática

Entre os tipos de cadeiras de rodas, este é o modelo indicado para pacientes que precisam melhorar funções digestivas, respiratórios ou circulatórias. Ela é grosseiramente conhecida como “cadeira de rodas que fica em pé”.

6- Cadeira de rodas reclinável

Tais cadeiras podem ser inclinadas para trás, como o nome já sugere. Ideais para pacientes que passam muito tempo sentados e precisam ajustar postura, por exemplo.

Bônus: cadeira de rodas para banho

A cadeira de rodas para banho é universal no caso de pessoas que não conseguem se levantar para higienização. Foi criada unicamente para tal finalidade. Portanto, seus materiais não enferrujam com água. Além disso, alguns modelos também se adaptam ao vaso sanitário, facilitando as necessidades fisiológicas de seus usuários.

E então, entre os tipos de cadeiras de rodas, você já consegue escolher o ideal?

Se você necessita de ajuda para cuidar de pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, entre em contato com a Saver Home. Somos uma agência de home care no RJ e disponibilizamos serviço de Enfermagem Domiciliar, Cuidador de Idosos e Suporte para Internação Domiciliar para lhe auxiliar no dia a dia de pacientes. Entre em contato conosco e agora mesmo e esclareça suas dúvidas.

Compartilhe: